Tempo de leitura: 2 minutos

O sábado será de gala no rugby nacional. Em São Paulo, no Estádio do Canindé, os paranaenses do Curitiba desafiarão os catarinenses do Desterro na grande final do Super 8, o Campeonato Brasileiro, valendo o título máximo do rugby tupiniquim.

 

O Desterro, de Florianópolis, chega à final com uma campanha quase impecável até aqui e vai em busca de seu quarto título do campeonato (o primeiro desde 2005). Os rubroverdes venceram 13 de suas 14 partidas na temporada regular da competição, incluindo dois triunfos sobre o Curitiba (24 x 21 na capital catarinense e expressivos 31 x 08 em Curitiba). O Desterro é dono do melhor ataque e da melhor defesa do Super 8 até aqui, com 437 pontos marcados e 198 sofridos, ao passo que os Touros marcaram 377 e sofreram 246, tendo o segundo melhor ataque e a terceira melhor defesa. O abertura do Curitiba, o argentino Alberto “Chicho” Nuñez, é o artilheiro até aqui do Super 8, tendo anotado 138 pontos, mas o tryman do Super 8 até o momento é o veterano terceira linha João Luiz “Ige” da Ros, do Desterro, com 12 tries. O tryman dos Touros é o terceira linha Michael “Ilha” de Moraes, com 10 tries, mas outro veterano catarinense está voando perto do in-goal, o hooker Daniel “Nativo” Danielewicz, com 9 tries marcados até o momento.

- Continua depois da publicidade -

 

O Curitiba, ao todo, somou 10 vitórias e 4 derrotas, arrancando a classificação na última rodada. O calcanhar de Aquiles dos Touros vem sendo a disciplina, sendo a equipe com mais cartões vermelhos, 3, e o segundo com mais amarelo, 17, enquanto o time de Floripa teve apenas 1 vermelho e 13 amarelos. A favor do Curitiba está seu histórico recente em decisões, chegando à sua terceira final consecutiva, após vencer seu primeiro e único título do Campeonato Brasileiro em 2014 e terminar como vice em 2015. Já na Liga Sul deste ano, o Curitiba levantou a taça deixando para trás os catarinenses, com uma vitória para cada lado no primeiro semestre: 19 x 14 para os Touros em Curitiba e 26 x 17 para os rubroverdes em “Floripa”. O Desterro, por outro lado, foi vice em 2010 pela última vez, tendo crescido demais neste ano desde a instalação da academia de alto rendimento da CBRu em Florianópolis, e ostenta três vitórias seguidas já sobre os paranaenses.

 

Quem vai voltar para o Sul campeão? Saberemos no sábado, não perca.

 

Desterro atualversus copiarcuritiba logo

17h00 – Desterro (SC) x Curitiba (PR) – SporTV 3 e UOL.com.br AO VIVO

Local: Estádio do Canindé – R. Comendador Nestor Pereira, 33 – Canindé, São Paulo – SP

Entrada Franca

 

Foto: Fotojump – Curitiba x Desterro