Tempo de leitura: 3 minutos
Neste domingo o rugby de seleções viveu duas decisões. No Uruguai, chegou ao fim a edição inaugural do Americas Pacific Challenge (de Rugby XV), com Argentina XV conquistando de forma dramática o título. Já no Sri Lanka foi realizada a última etapa do Circuito Asiático de Sevens, com Hong Kong levantando o título do masculino e o Japão do feminino.
Argentina campeã e Uruguai destaque
A jornada final do Americas Pacific Challenge, competição para seleções de desenvolvimento das principais forças das Américas e Ilhas do Pacífico, agitou o Estádio Charrua e começou com uma vitória de Samoa “A” sobre o Canada “A” por 27 x 22, com 3 tries para cada lado.
O segundo jogo levou a torcida local à loucura, quando o Uruguai “A” conquistou uma inquestionável vitória sobre o USA Select por inspiradores 47 x 15. É verdade que o time estadunidense era um time cheio de atletas do M20, enquanto os uruguaios usaram vários atletas importantes da seleção principal, mas o triunfo por 5 tries a 2 deu a certeza de evolução contínua do Uruguai. Santiago Hernández, Santiago Gibernau, Diego Magno, Facundo Klappenbach e Rodrigo Silva cruzaram o in-goal para os donos da casa.
No último embate, Argentina XV e Fiji Warriors fizeram um jogão decidido apenas no fim a favor dos sul-americanos. Os argentinos abriram 17 x 0 no primeiro tempo com tries do abertura Juan Cruz González e do ponta Julián Domínguez, mas vieram os fijianos virarerm para 19 x 17 no começo da segunda etapa com tries seguidos de Lepani Raiyala, duas vezes, e Ifereimi Tovilevu. González devolveu a frente aos argentinos com penal aos 65′, mas o fullback Raiyala correria ainda para seu terceiro try aos 68′, devolvendo a vantagem aos Warriors. Foi somente com o tempo já esgotado que o segunda linha Pedro Ortega cravou o try da vitória e do título da Argentina XV, com González chutando a conversão decisiva. 27 x 26, números finais, e festa argentina em Montevidéu.
Americas Pacific Challenge – em Montevidéu, Uruguai
3ª rodada
Samoa “A” 27 x 22 Canada “A”
USA Select 15 x 47 Uruguai “A”
Argentina XV 27 x 26 Fiji Warriors
Classificação
1 – Argentina XV – 14 pontos
Fiji Warriors – 12 pontos
3 – Samoa “A” – 10 pontos
4 – Uruguay “A” – 7 pontos
5 – USA Selects – 5 pontos
6 – Canada “A” – 2 pontos
Hong Kong e Japão comemoraram no sevens
Na etapa do Asian Sevens Series masculino, mais uma vez o Japão usou um time de desenvolvimento e ficou pelo caminho. Quem emergiu campeão foi mais uma vez Hong Kong, que triunfou na grande final sobre a Coreia do Sul e garantiu também o título do circuito como vaga no Hong Kong Sevens de 2017, a segunda divisão da Série Mundial. A segunda colocação geral ficou com o Sri Lanka, que perdeu em casa a decisão do terceiro lugar para a China, mas respirou aliviado quando a Coreia do Sul caiu diante de Hong Kong. Sri Lanka também está garantido no próximo Hong Kong Sevens.
Já no feminino a taça ficou com o Japão, que derrotou mais uma vez a China na decisão e garantiu o título tanto da etapa como do circuito.
Asian Sevens Series – 3ª etapa – Circuito Asiático de Sevens – em Colombo, Sri Lanka
Masculino
Grupo A: 1 Hong Kong, 2 Coreia do Sul, 3 Japão, 4 Malásia
Grupo B: 1 China, 2 Sri Lanka, 3 Singapura, 4 Taiwan
Semifinais
Hong Kong 19 x 07 Sri Lanka
Coreia do Sul 19 x 14 China
Disputa de 3º lugar
China 22 x 21 Sri Lanka
Final
Hong Kong 24 x 19 Coreia do Sul
Classificação final do circuito masculino: 1 Hong Kong, 2 Sri Lanka (classificados para o Hong Kong Sevens 2017), 3 Coreia do Sul, 4 China, 5 Malásia, 6 Japão, 7 Taiwan, 8 Singapura.
Feminino
Grupo A: 1 Hong Kong, 2 China, 3 Sri Lanka, 4 Singapura
Grupo B: 1 Tailândia, 2 Japão, 3 Coreia do Sul, 4 Índia
Semifinais
Japão 14 x 00 Hong Kong
China 29 x 00 Tailândia
Disputa de 3º lugar
Tailândia 19 x 05 Hong Kong
Final
Japão 17 x 05 China
Classificação final do circuito feminino: 1 Japão, 2 China, 3 Hong Kong, 4 Singapura, 5 Tailândia, 6 Sri Lanka
Lista de campeões do Circuito Asiático de Sevens
Masculino
1 – Japão – 4 títulos
Hong Kong – 4 títulos
3 – Coreia do Sul – 1 título
Feminino
1 – Cazaquistão – 7 títulos
2 – China – 5 títulos
Japão – 5 títulos