Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – As grandes seleções do mundo entraram em ação nesse fim de semana, sim, mas o rugby de clubes da França não parou, com o Top 14 francês vivendo a largada de seu mata-mata final, com as repescagens que valiam as duas últimas vagas nas semifinais. No sábado, o Racing, quarto colocado da temporada regular, agitou Paris recebendo o Toulouse, quinto colocado, em clássico nacional de rivalidade e que terminou com mais uma grande vitória dos Elefantes parisienses de Dan Carter, 21 x 16. Já no domingo, o Montpellier, terceiro colocado, assegurou sua passagem às semifinais despachando o Castres, sexto colocado., por 28 x 9

 

As duas semifinais acontecerão em Rennes, maior cidade da região da Bretanha, que não está recebendo jogos da Euro de futebol. Na sexta, o Clermont, melhor time da primeira fase, medirá forças com o Racing, ao passo que o Toulon, segundo melhor, duelará com o Montpellier no sábado. A grande final será no dia 28 e, por conta da Eurocopa de futebol, ocorrerá pela primeira vez em Barcelona, na Espanha, no Camp Nou.

- Continua depois da publicidade -

 

banner padrim

 

Racing segue sedento por títulos

No sábado, Racing e Toulouse fizeram um jogo tenso no Stade de Colombes, que esteve lotado, apesar da Eurocopa. O primeiro tempo não viu nenhum dos times passando longos minutos nas 22 do oponente e o placar foi movimentado pelas penalidades, com 12 x 6 a favor do Racing, a partir de 4 penais chutador por Dan Carter.

 

O Toulouse buscou acelerar o jogo da segunda etapa, ciente que perdia a batalha nos forwards para o poderoso pack parisiense. Bézy reduziu aos 43′ com penal, mas Carter deu o troco aos 48′ na mesma moeda. Carter ainda adicionaria mais um penal e obrigaria o Toulouse a partir para cima. Aos 67′, o maior campeão nacional furou a defesa dos anfitriões com Fickou cravando o try na ponta, furando dois tackles. Com 18 x 16 no marcador, os minutos finais foram de emoção, mas o Racing arrancou o penal decisivo aos 75′. Com Carter 100%, o vice campeão europeu de 2016 garantiu sua vaga na semifinal para encarar o Clermont.


Montpellier na busca pela dobradinha

Em Montpellier, o campeão da Challenge Cup deste ano manteve vivo o sonho de seu primeiro título do Top 14. O Montpellier lotou sua casa e se impôs sobre o Castres por 28 x 9, em partida de domínio absoluto da esquadra do técnico Jake White, campeão do mundo com os Springboks em 2007.

 

O fijiano Nagusa fez o primeiro try do Montpellier logo aos 13′, explorando a oportunidade no flanco do ruck do Castres. O campeão francês de 2013 ainda respondeu pelos pés do argentino Urdapilleta e segurou o ataque do oponente até o intervalo, com o placar ficando em magros 11 x 3.

 

Na volta dos vestiários, novo penal para o Castres, com Kockott desta vez assumindo o chute e reduzindo a diferença. Mas, a reação foi rápida e o Montpellier cruzou o in-goal pela segunda vez com o segunda linha sul-africano Willemse, apostando na força de seu pack. Kockott ainda reduziu mais uma vez com penal, porém a pressão do Montpellier no breakdown seguiu forte e, aos 75′, veio o golpe fatal, com o erro de mãos do CO sendo aproveitado pelo centro Tuitavake, que apanhou a bola perdida, arrancou e serviu o sul-africano Pierre Spies que fez o terceiro e último try dos donos da casa, selando a vitória. Com o triunfo, o Montpellier já pensa em como fará para neutralizar o poderoso Toulon na semifinal.


Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Repescagem para as Semifinais

Racing21versus(14)16Toulouse

Racing 21 x 16 Toulouse, em Paris

 

Montpellier logo novo copy28versus(14)09castres

Montpellier 28 x Castres, em Montpellier

 

Semifinais

clermont copy copyversus(14)Racing

Dia 17/06, 15h45: Clermont x Racing, em Rennes

 

Toulon copyversus(14)Montpellier logo novo copy

Dia 18/06, 15h45: Toulon x Montpellier, em Rennes

 

Final – dia 24 de junho – em Barcelona, Espanha