Tempo de leitura: 3 minutos
ARTIGO COM VÍDEO – Diante de excelente público no novo estádio de Lyon, os franceses do Montpellier conquistaram o maior título da história do clube: o troféu da Challenge Cup, a segunda mais importante competição do rugby europeu internacional de clubes. A conquista veio com uma vitória sobre o maior campeão do torneio, os ingleses do Harlequins, por 26 x 19, em jogo que teve domínio francês durante boa parte da partida, mas ganhou emoção no fim com a reação londrina.
O duelo começou com Nick Evans e Demetri Catrakilis trocando penais, mas com o neozelandês dos Quins desperdiçando sua segunda oportunidade. O Montpellier canalizou o jogo para o embate físico, onde se mostrou superior, e foi premiado com o primeiro try aos 22′, em lance nascido após lateral. O sul-africano François Steyn enxergou a ponta inglesa com espaços e lançou um passe longo para a ponta, criando terreno para o australiano Jesse Mogg arrancar e cruzar o in-goal para os franceses.
Aos 27′, o lateral seguiu causando problemas aos londrinos e Catrakilis arrematou penal a favor do Montpellier, ampliando o marcador para 13 x 3. A resposta inglesa não tardou, com Nick Evans chutando dois penais em sequência para levar o embate ao intervalo em 13 x 9.
Na volta dos vestiários, foram os franceses que aproveitaram primeiro nova oportunidade. Aos 48′, Paillaugue deu chute cruzado para Mogg apanhar no ar e cravar seu segundo try no jogo, 20 x 9. Os Quins sentiram o golpe e Catrakilis arrematou mais dois penais para os franceses, com o Montpellier controlando o jogo fisicamente e sem dar espaços para os homens de O’Shea.
Foi somente aos 72′ que os ingleses encontraram o caminho do in-goal, com Mike Brown chutando rasteiro para Marlande Yarde anotar o try do Harlequins, que ganhou vida nova. Aos 77′, Botica chutou penal que deixou os londrinos a apenas um try convertido do improvável empate, mas uma última decisão errada pôs fim à tentativa final dos Quins. Festa para o Montpellier, campeão da Challenge Cup pela primeira vez, 26 x 19. E palmas para os comandados do técnico Jake White, que depois de vencer a Copa do Mundo de 2007 com a África do Sul volta a erguer um troféu importante.
Com a derrota, o Harlequins ficou de fora da próxima Champions Cup, a principal competição europeia, e se despediu do técnico Conor O’Shea, que assumirá o comando da Itália. O Montpellier, por sua vez, garantiu vaga antecipada na Champions Cup e, caso termine o Top 14 francês nos 6 primeiros lugares, fará o 7º colocado do Top 14 herdar uma vaga na Champions Cup.
Rugby Challenge Cup 2015-16 – Copa Desafio Europeu
Final
Montpellier (França) 26 x 19 Harlequins (Inglaterra), em Lyon (França)
Lista de campeões da Challenge Cup:
1 – Harlequins (Inglaterra) – 3 títulos
2 – Clermont (França) – 2 títulos
Gloucester (Inglaterra) – 2 títulos
Northampton Saints (Inglaterra) -2 títulos
Sale Sharks (Inglaterra) – 2 títulos
6 – Bath (Inglaterra) – 1 título
Biarritz (França) – 1 título
Bourgoin (França) – 1 título
Cardiff Blues (Gales) – 1 título
Colomiers (França) – 1 título
Leinster (Irlanda) – 1 título
Montpellier (França) – 1 título
Pau (França) – 1 título
Wasps (Inglaterra) – 1 título
Lista de títulos por país:
1 – Inglaterra – 11 títulos
2 – França – 7 títulos
3 – Gales – 1 título
Irlanda – 1 título
Foto: EPCR