Tempo de leitura: 2 minutos
ARTIGO ATUALIZADO – O World Rugby confirmou hoje a sua lista de árbitros para os Jogos Olímpicos Rio 2016. No total, 12 árbitros foram escalados para os jogos do torneio feminino, que ocorrem entre os dias 6 e 8 de agosto, e outros 12 foram escalados para o torneio masculino, que acontece de 9 a 11 do mesmo mês.
No total, 23 árbitros e árbitras foram selecionados, sendo que o sul-africano Rasta Rasivhenge foi o único a ser apontado para os dois torneios. Todos os árbitros fazem parte do painel do World Rugby, atuando regularmente na Série Mundial de Sevens, e serão escalados como árbitros principais. Craig Joubert (foto), um dos principais árbitros do XV internacional, foi incluído, tendo acumulado experiência também no sevens recentemente. Nenhum brasileiro foi escalado para a lista árbitros principais, mas a árbitros brasileiros poderão ainda ser escalados como assistentes.
A África do Sul é o país com o maior número de oficiais, 5, seguido pela Nova Zelândia e pela Austrália, com 3 cada. Escócia e Japão contam com 2 oficiais, enquanto Argentina, França, Itália, Inglaterra, Fiji, Canadá, Hong Kong e Espanha terão 1 oficial cada.
Torneio Masculino
Mike Adamson (Escócia)
Federico Anselmi (Argentina)
Nick Briant (Nova Zelândia)
Ben Course (África do Sul)
Craig Joubert (África do Sul)
Richard Kelly (Nova Zelândia)
Anthony Moyes (Austrália)
Matthew O’Brien (Austrália)
Taku Otsuki (Japão)
Rasta Rasivhenge (África do Sul)
Alexandre Ruiz (França)
Marius van der Westhuizen (África do Sul)
Torneio Feminino
Aimee Barrett (África do Sul)
Jess Beard (Nova Zelândia)
Beatrice Benvenuti (Itália)
James Bolabiu (Fiji)
Sara Cox (Inglaterra)
Sakurako Kawasaki (Japão)
Rose LaBrèche (Canadá)
Gabriel Lee (Hong Kong)
Alhambra Nievas (Espanha)
Amy Perrett (Austrália)
Alex Pratt (Escócia)
Rasta Rasivhenge (África do Sul)