Tempo de leitura: 2 minutos
A Academia do Barro Branco, órgão de formação superior dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, comandada pelo Coronel Celso Luiz Pinheiro, formou neste ano a primeira equipe de rugby dentro de uma Escola Militar no Brasil e é integrada pelos cadetes que lá estudam. Seu campus localiza-se na Avenida água Fria, 1923, Zona Norte de São Paulo, mais precisamente no bairro do Tucuruvi.
A equipe iniciou seus treinos, com o aval do comando da Academia do barro Branco, no início do primeiro semestre deste ano, e atualmente na equipe treina com 15 cadetes masculinos e 2 femininos, e cada treino novos interessados aparecem querendo conhecer a equipe, mostrando como o rugby contagia os alunos que buscam assim conhecer mais sobre o esporte.
O rugby na Academia do Barro Branco iniciou-se por iniciativa do Cadete Lucas Passoni, que jogou em Presidente Prudente, no Cowboys, e teve apoio imediato do Major PM Marcelo Higino, do Rio Branco, trabalhando juntos para a formação da equipe, com trabalho junto ao Comando daquela Instituição de Ensino, e no engajamento dos Cadetes para participarem dos treinos. Atualmente os treinos acontecem às segundas e quartas-feiras, das 12h20 às 13h30, sob supervisão do Maj Higino e apoio técnico de Júlio Katz, também do Rio Branco, a equipe está aprimorando-se e logo iniciará sua participação em campeonatos e torneios.
A equipe do São Lourenço Rugby Clube também vivenciou algo parecido, mas no caso deles, a honra foi receber o Tiro de Guerra de São Lourenço, onde o Subtenente Nilton Da Silva Batista, gentilmente levou seus soldados para um treino no Parque das Águas.
Cerca de 35 soldados participaram do treinamento básico do rugby com direito até ao aprendizado de algumas regras da modalidade, e logo após o curso, realizaram um jogo XV em tempo reduzido, para experimentarem o esporte.
Para mais informações sobre a equipe de São Lourenço CLIQUE AQUI.
Seria ótimo ver o rugby sendo jogado numa NAE (CN x EPCAR x EsPCEx) ou NavAmAer (EN x AMAN x AFA) da vida!
Podiam tentar trazer essa ideia para as Escolas de Formação Militar e tentar introduzir na MARESAER (Competição entre as Escolas de Sargentos das Três Forças) ou na competição entre as escolas de oficias das três forças também. Sou aluno da ESA, joguei de Hooker por 3 anos pelo Maxambomba.
Jogo pelo Itaguaí rugby e sou fuzileiro naval , sonho algum dia poder fazer parte de um time da marinha ou do corpo de fuzileiros navais , bem que o organizador desse time poderia incentivar o comando das demais forças a criar seus próprios times … Parabéns a todos .
sejam bem vindos irmaos rugbiers !! benvenue mon amis !!!
Parabéns pela iniciativa, Major Higino.
SUCESSO, VITORIAS , valeu a paixao pelo RUGBY, Major Higino que seje inicio entre as academias,
bem legal isso em, parabens pela iniciativa
Parabéns pela iniciativa. Mas, se não estou enganado, a Academia da Força Aérea é a primeira equipe de rugby formada dentro de uma escola militar.