Tempo de leitura: 2 minutos
A Principality Premiership, ou Welsh Premier Division, chegou a seu final nesta quarta-feira, e o Neath se sagrou campeão pela sétima vez, sendo o maior vencedor do país. Confira mais sobre o segundo principal campeonato de rugby do País de Gales!
O campeonato de clubes do País de Gales opera no regime semi-profissional, com 14 clubes. Os 6 primeiros colocados se classificam para disputar a British & Irish Cup, torneio internacional das ilhas Britânicas que reúne tanto equipes totalmente profissionais como semi-profissionais; ao passo que o último colocado é rebaixado.
Os clubes galeses estão abaixo das franquias do Magners League na hierarquia do rugby do país, sendo que alguns dos clubes da Principality Premiership são donos das franquias da Magners League. O Neath, por exemplo, é dono de metade da franquia dos Ospreys (a outra metade é de seu arquirival, o Swansea). De 1995 (ano do advento do profissionalismo) a 2000, a Welsh Premier Division operava no regime profissional, e era o mais importante torneio de rugby do país, perdendo tal status em 2001, com a criação da Welsh-Scottish League. Contudo,de 2001 a a 2003, ano da criação da Liga Celta, eram os clubes que representavam o País de Gales profissionalmente nas competições. Foi apenas em 2003, com a criação das franquias (equipes regionais) que os clubes deixaram de ser o primeiro escalão do rugby galês, e retornaram ao amadorismo ou semi-profissionalismo.
Na temporada 2009-10, o Neath se sagrou campeão com estilo, somando , e derrotando o Bedwas, na última rodada, por incríveis 109 x 21. Os Welsh All Blacks, como são conhecidos, alcançaram a marca de sete títulos gales, 3 a mais que o Swansea, segundo maior vencedor da Premiership.
Classificaram-se à British and Irish Cup 2010-11 as seguintes equipes: Neath, Swansea, Newport, Aberavon, Llaneli e Pontypridd. O tradicional Ebbw Vale foi o rebaixado.