Tempo de leitura: 18 minutos
O PRO12, a Liga Ítalo-Celta, chegou à sua 13ª rodada neste fim de semana, com cinco equipes a apenas uma vitória da liderança. Do líder Ospreys ao quinto colocado Ulster, somente cinco pontos separam as equipes. E todos os primeiros colocados venceram na rodada.
Rodada vitoriosa para os escoceses
A liderança do PRO12 segue nas mãos do Ospreys, que conseguiu uma boa vitória em dérbi galês contra o Dragons. O XV de Neath e Swansea teve trabalho contra seu rival de Newport debaixo de muita chuva. Os Ospreys levaram a melhor no primeiro tempo com try de Tyler Ardron, garantindo frente de 13 x 6. Na segunda etapa, Dan Biggar ampliou a frente com mais dois penais, até Richie Rees deixar o Dragons vivo com um tardio aos 70′. Mas, o Ospreys afastou o perigo com novo penal de Biggar, aos 79′. Final, 22 x 11.
Jogando em casa, o Glasgow Warriors assegurou uma importante vitória sobre o Scarlets, diante de bom público no Scotstoun Stadium. O placar foi aberto em boa ação do veterano Sean Lamont, que serviu Alex Dunbar com offload para cravar o primeiro try do jogo. Sem a conversão, o Scarlets teve sua chance e o try de Liam Williams, após erro de passe de Matawalu, convertido por Priestland, deixou os galeses em vantagem antes do intervalo, 7 x 5. Na segunda etapa, os Warriors cresceram e o fijiano Matawalu deu um toque de mágica ao time escocês, orquestrando a virada. Os tries de Peter Murchie e DTH van der Merwe deram a vitória por 22 x 7 a Glasgow.
Edinburgh também comemorou uma importante vitória, vencendo fora de casa a sensação Connacht, para por fim à invencibilidade em casa do time de Galway. Connacht largou na frente, abrindo 13 x 7 no primeiro tempo, com um penal try, uma conversão e um penal de Miah Nikora. O try de Dave Denton manteve os escoceses no páreo e, no segundo tempo, 3 penais de Hidalgo-Clyne, superando a chuva e o vento, deram a virada a Edinburgh. 16 x 13.
Gigantes irlandeses vencem
O Munster não teve vida difícil na rodada. Em visita ao Zebre, os vermelhos atropelaram, com 3 tries no primeiro tempo e um try solitário na segunda etapa, o Munster garantiu sua vitória bonificada. 31 x 7.
Já o Leinster visitou o Cardiff Blues e conquistou uma importante vitória bonificada no Arms Park. Os irlandeses foram sempre superiores, mas os erros nas conversões de Gopperth deixaram o placar sempre parelho. O jogo começou com superioridade do galeses, que levaram vantagem no primeiro tempo, graças ao try de Vosawai e aos 2 penais de Anscombe. Reid fez o único try do Leinster na primeira etapa e, antes do intervalo, a situação virou a favor dos visitantes, após Hoeata deixar os Blues com um homem a menos por cartão vermelho. Com isso, o Leinster se impôs no segundo tempo e garantiu a vitória com tries de McGrath, Furlong e Gopperth. 22 x 13.
O Ulster, por sua vez, segue no quinto lugar, 2 pontos abaixo do Leinster, após vencer fora de casa o Benetton Treviso. Mas, os italianos venderam caro a derrota. O Ulster fez um primeiro tempo irrepreensível, abrindo 24 x 7, mas permitiu que os vênetos fizessem um try e mais dois penais não respondidos no segundo tempo, para manter o placar em suspense até o final. Porém, a virada não ocorreu e a vitória foi irlandesa por 24 x 20.
Calvisano vence com bônus e lidera o Eccellenza italiano – Giorgio Vuerich
No grande jogo do sábado, o então líder Mogliano ganhou no campo dos polícias do Fiamme Oro. Os vênetos fecharam a primeiro etapa em 20 x 6, graças aos tries de Pavan e Filippucci. Na segunda metade, a equipe da casa voltou ao jogo com os penais de Benetti, encostando em 20 x 15, com o empate sendo perdido por conta de um knock-on em cima do in-goal. Ao 67’, outro penal de Benetti levou os policiais a dois pontos do empate. Mas, em dois minutos, os vênetos ganharam um outro penal e o segundo try de Filippucci apagaram as esperanças dos romanos. 31 x 21, placar final.
No clássico lombardo em Viadana e Calvisano, o jogo sempre esteve nas mãos do Calvisano, que fecharam o primeiro tempo em vantagem de 22 x 3, com tries de Bergamo, Panico e um penal-try. Na segunda etapa, aos 46′, um try de Whytaker, convertido par McKinley, reduziu a diferença para o Viadana. Contudo, os 20 minutos finais foram todos dos campeões italianos, com tries de Canavosio, Steyn e outro penal-try, fechando o placar par 41 x 10.
Tudo fácil na Toscana para os “Bersaglieri”. O Rovigo visitou o Prato e venceu bem. O primeiro tempo terminou em 28 x 0 para os vermelho-e-azuis graças aos tries de Van Niekerk (2) De Marchi e Ngawini, garantindo o bônus logo aos 35′. No segundo tempo, vieram mais tries de Rovigo, com Ruffolo, Riedo, Ngawini, Quaglio. 54 x 7, números finais.
Em San Donàm vitória sofrida dos anfitriões sobre os romanos da Lazio. No primeiro tempo, os vênetos ficaram na frente, 14 x 6, graças ao try de Damo e a três penais de Cornwell. No segundo tempo, ao 52’, um try de Damiani não covertido deu esperança aos romanos. Aos 57’, outro penal de Cornwell aumentou a vantagem para os vênetos (17 x 11) e, aos 72’, o try do Di Giulio para a Lazio quase deu o virada aos azuis, mas a conversão perdida negou a virada às Águias. 17 x 16, números finais. Com essa vitória, San Donà foi ao quarto lugar da classificação, ultrapassando Fiamme Oro e Viadana
Por fim, o Petrarca Padova conseguiu sua quarta vitória da temporada, vencendo L’Aquila por 29x 12, com tries de Woodhouse, Benettin, Innocenti e Zani. Para os Abruzzesi, os pontos vieram com os tries de Iovenitti e Santillo.
Guinness PRO12 – Liga de Escócia, Gales, Irlanda e Itália
Connacht 13 x 16 Edinburgh, em Galway
Glasgow Warriors 22 x 7 Scarlets, em Glasgow
Cardiff Blues 13 x 22 Leinster, em Cardiff
Zebre 7 x 31 Munster, em Parma
Benetton Treviso 20 x 24 Ulster, em Treviso
Ospreys 22 x 11 Dragons, em Swansea
Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano
I Cavalieri Prato 7 x 54 Rovigo, em Prato
Fiamme Oro 21 x 31 Mogliano, em Roma
San Donà 17 x 16 Lazio Rugby, em San Donà
Calvisano 41 x 10 Viadana, em Calvisano
Petrarca Padova 29 x 12 L’Aquila, em Padova
Foto: Blues x Leinster, PRO12.com