Tempo de leitura: 4 minutos
Às 14h45 de sábado, dia 11, a disputa final da última vaga na Copa do Mundo de Rugby de 2015 terá início. Uruguai e Rússia duelarão no Estádio Charrua, em Montevidéu, após magra vitória russa por 22 x 21 no primeiro jogo, na Sibéria.
Longe da Copa do Mundo desde 2003, o Uruguai recebe no Estádio Charrua, que deverá estar lotado, a Rússia, que jogou apenas o Mundial passado, em 2011, e busca retornar à máxima competição do rugby mundial, após vitória por somente 22 x 21 no jogo de ida contra os uruguaios.
Desde a última Copa do Mundo, os Ursos russos vem tendo dificuldades para fazerem jus às expectativas criadas sobre eles. Dona de uma liga profissional, a Rússia despontou recentemente como uma das seleções que mais podiam crescer, mas resultados oscilantes no Europeu de Nações e em amistosos internacionais – que incluem duas derrotas embaraçosas na última Copa das Nações, incluindo 66 x 0 contra a segunda seleção da Irlanda, em menos de 50 minutos de jogo, e 13 x 6 para o próprio Uruguai – colocam um ponto de interrogação sobre o time. Muito forte na linha, mas frágil nos forwards, a Rússia sofreu muito contra o scrum uruguaios, cedendo muitos penais, que produziram resultado tão apertado no primeiro jogo. A Rússia deixou o favoritismo inicial após o fraco desempenho em Krasnoyarsk e agora ninguém duvida que o favoritismo seja dos Teros.
O Uruguai terá a dura missão de controlar seus nervos e não ceder penais ao bom chutador Kushnarev. Diante da pressão pela vitória, o time uruguaio terá como porto seguro a experiência de homens como Rodrigo Capó Ortega e Agustín Ormaechea, com experiência no rugby profissional francesa. Os uruguaios contam com um pack implacável e superior ao russo e, dominando as ações no jogo de base, têm tudo para, pelo menos, arrancar os penais necessários para Berchesi garantir o triunfo por mais de 1 ponto de diferença.
A deficiência uruguaia está no jogo aberto, onde tem mais dificuldade para criar espaços e permite ao perigoso time russo ganhar terreno quando explora a velocidade de homens como Artemiev e Ostroushko. Nesse sentido, caso a Rússia consiga anular a vantagem uruguaia nos rucks, seu jogo de contra-ataque poderá causar um grande desapontamento em Montevidéu.
Muitas opções em um duelo ainda em aberto. Favoritismo uruguaio, mas nada garantido.
Clique aqui para assistir à partida ao vivo.
Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015 – Semifinais da Repescagem Mundial
Repescagem Mundial – Final – Jogo de volta
14h45 – Uruguai x Rússia, em Montevidéu
Árbitro: Romain Poite (França)
Sábado de CONSUR Cup M19
Antes de Uruguai e Rússia entrarem em campo, o Estádio Charua recebe como jogo de fundo a CONSUR Cup M19, a final do Sul-Americano Juvenil, entre a Argentina (Los Pumitas) e o Uruguai (Los Teritos). O Uruguai terminou como o campeão da primeira fase, ao bater Brasil, Chile e Paraguai, O árbitro da partida será o brasileiro Henrique Platais.
Vai começar também o Campeonato de Rugby das Américas
O final de semana ainda terá como uma de suas atrações o início das disputas do Americas Rugby Championship, o Campeonato de Rugby das Américas, ou Copa América de Rugby, em Langford, região de Vancouver, Canadá. Em campo estarão as segundas seleções de Argentina, Canadá, Estados Unidos e Uruguai, que usam o torneio como laboratório para novos atletas.
Confira o calendário de jogos:
Dia 11/10
Argentina Jaguares x USA Select
Canada A x Uruguay A
Dia 15/10
Argentina Jaguares x Uruguay A
Canada A x USA Select
Dia 19/10
Uruguay A x USA Select
Canada A x Argentina Jaguares