Tempo de leitura: 5 minutos
O Super 10 chega ao final da fase de classificação, e apesar de todos os finalistas estarem definidos, ainda existe a briga na vaga da repescagem. O SP Bandeirantes Saracens tenta sair da incômoda posição, enfrentando o Pasteur no clássico da capital, mas precisa torcer por um tropeço do Armstrong Dragons, que enfrenta o Rio Branco. Curiosamente, os quatro finalistas se enfrentam justamente na última rodada, podendo antecipar os confrontos da fase final.
Dia 04/10/2014 às 15h – São José (SP) X SPAC (SP)
Árbitro: João Mourinha
Auxiliares de linha: Karlla Davis e Fábio Gurgel
4o árbitro: Debora Thomsen
Local: Teatrão – São José dos Campos, SP
O líder São José reencontra o SPAC nesse fim de semana, em confronto dentro do G4 do Super 10. Ambos estão classificados, mas as equipes deixarão tudo em campo, em um dos duelos mais marcantes nas decisões. Na última final, deu São José, por magros 6 a 3, e os joseenses lembram ainda da partida épica entre as equipes na semifinal do ano passado, onde os britânicos seguraram uma reação incrível do atual líder e viria a se sagrar campeão nacional.
As duas equipes tem grandes armas ofensivas, com Zé e Grilo fazendo ótimas temporadas. O São José tem o melhor ataque da competição, com mais de cem pontos de vantagem sobre o SPAC. Curiosamente, ambos tem a pontuação muito diversificada em seu plantel e um jogo muito técnico tanto nos forwards quanto nos backs, o que deve resultar em um jogo muito equilibrado e bom de se assistir.
Histórico de confrontos (desde 2007) – 22 jogos
São José – 19 vitórias
SPAC – 2 vitórias
1 empate
Maior diferença de pontos – SPAC 00 X 88 São José (Paulista A 2010, em São Paulo)
Último confronto – São José 06 X 03 SPAC (Paulista A 2014, em São José dos Campos)
Prognóstico Portal do Rugby: vitória do São José
Dia 04/10/2014 às 16h – Desterro (SC) X Curitiba (PR)
Árbitro: Henrique Platais
Local: AMOCAN – Florianópolis, SC
O grande duelo do Sul do Brasil volta à campo pela terceira vez no ano. Longe de terem adversários à altura em seus estados, as equipes realizaram dois amistosos antes do Super 10, com duas boas vitórias dos Touros. O histórico é favorável aos catarinenses que tem o segundo melhor ataque, mas o momento é do Curitiba, que faz seu melhor campeonato, com uma média inferior a um try sofrido por partida.
Mais um duelo dentro do G4 e que promete muito equilíbrio com características parecidas, aliam muita agilidade na linha e forwards experientes que se dão bem também no jogo aberto. Os dois lados devem ter o retorno de jogadores que estiveram em Gira com a seleção brasileira de Sevens, tornando a disputa ainda mais interessante. Com a alta probabilidade de ambos não se encontrarem nas semis, a chance de uma final é completamente factível.
Histórico de confrontos (desde 2007) – 16 jogos
Desterro – 11 vitórias
Curitiba – 5 vitórias
Maior diferença de pontos – Desterro 61 x 16 Curitiba (Liga Sul 2009, em Florianópolis)
Último confronto – Curitiba 49 X 07 Desterro (Amistoso 2014, em Curitiba)
Prognóstico Portal do Rugby : vitória do Curitiba
Dia 04/10/2014 às 15h – Armstrong Dragons (RN) X Rio Branco (SP)
Árbitro: Ricardo Sant’anna
Local: Ninho do Periquito – São Gonçalo do Amarante, RN
O Dragons se despede do Super 10 com a possibilidade de mais uma vitória diante de seu público. Entre os estreantes dos últimos anos (junto com Farrapos e BH), foi o clube com a melhor campanha de estreia, e acumulando duas vitórias até agora. A convocação de três jogadores para a seleção deve dar novo ânimo ao grupo e aproximar o clube das práticas de alto rendimento que podem fazer o Dragons evoluir ainda mais em 2015. Nesse fim de semana, terá diante de si o rebaixado Rio Branco, que não conseguiu cumprir expectativas melhores que o esperavam no começo da competição, fazendo partidas muito irregulares.
Histórico de jogos – confronto inédito
Prognóstico: vitória do Armstrong Dragons, com ponto extra
Dia 04/10/2014 – Farrapos (RS) X Niterói (RJ)
Árbitro: Vítor Magalhães
Local: Estádio da Montanha – Bento Gonçalves, RS
O Farrapos bate na trave pelo terceiro ano seguido, devendo encerrar a competição mais uma vez na quinta posição. A verdade é que o clube não empolgou da mesma forma que em 2013, mostrou pontos fortes, mas não o suficiente para bater a ascensão de Desterro e Curitiba, que ficaram atrás na última temporada. Na última partida de XV da temporada, terá pela frente o Niterói, e uma chance de fazer um belo espetáculo, apagando a mancha deixada pela última partida contra o Serra. O Niterói junta os cacos de uma temporada para esquecer e procurar reformular o elenco para o ano que vem.
Histórico de confronto (desde 2011) – 2 jogos
Farrapos – 2 vitórias
Maior diferença de pontos – Farrapos 27 X 03 Niterói (Super 10 2013, em Bento Gonçalves)
Último confronto – Farrapos 27 X 03 Niterói (Super 10 2013, em Bento Gonçalves)
Prognóstico: vitória do Farrapos, com ponto extra
Dia 04/10/2014 às 15h30 – SP Bandeirantes Saracens (SP) X Pasteur (SP)
Arbitragem: Xavier Vouga
Auxiliares de linha: Vinícius Aleixo e Gustavo Demétrio
4o árbitro: Cláudia Queliconi
Local: Arena Paulista – São Paulo, SP
O grande clássico da capital paulista nesse fim de semana ainda tem algo em jogo. O Sarries se encontra na oitava colocação, vaga que força o clube a se encontrar o futuro campeão da Taça Tupi pela permanência na elite nacional, que retorna ao seu formato original, com apenas oito clubes. Não bastasse ter que superar um adversário duro, terão que torcer por uma vitória do Rio Branco contra o Dragons clube para o qual também sofreu derrota, no mesmo campo. O Pasteur ficará nas posições intermediárias da tabela, mesmo com o bom elenco que possui, Será o duelo de duas equipes que poderiam ter ido muito além do que mostraram no Super 10.
Histórico de confrontos (desde 1985) 27 jogos
SP Bandeirantes Saraccens – 12 vitórias
Pasteur – 15 vitórias
Maior diferença de pontos – Pasteur 03 X 48 Bandeirantes (Super 10 2011, em São José dos Campos)
Último confronto – SP Bandeirantes Saracens 29 X 08 Pasteur (Paulista A 2014, em São Paulo)