Tempo de leitura: 7 minutos
O Quênia deu hoje um grande passo rumo à classificação para a Copa do Mundo de Rugby de 2015. Na segunda rodada da Copa da África, disputada em Madagascar, os quenianos conseguiram uma avassaladora vitória de 34 x 0 sobre os donos da casa e seguem 100% no torneio.
Os quenianos começaram mostrando muita força na primeira etapa com o segunda linha Ronnie Mwenesi anotando 2 tries. O outro segunda linha Oliver Mangeni fez mais um try, abrindo 17 x 0. Já na segunda etapa, o astro do sevens Humphreys Kayange anotou o quarto e crucial try do ponto-bônus. Maxwell Adaka e Andrew Amonde ainda deixaram os seus tries.
Com o placar, o Quênia assumiu a liderança isolada, uma vez que o Zimbábue, que havia batido Madagascar na primeira rodada, foi derrotado pela Namíbia, que não desanimou após a derrota para o Quênia. Em busca de sua quinta Copa do Mundo consecutiva, a Namíbia conseguiu uma incrível reação contra os zimabuanos. Theuns Kotze abriu o placar para os Welwitchias com um penal no início, mas back Tangai Nemadire e Stephen Hunduza anotaram dois tries para deixar os Sables em vantagem no primeiro tempo, 20 x 10. O segundo tempo foi todo da Namíbia, que encontrou dois tries para virar o placar antes do apito final, com Renaldo Bothma e Rohan Kitshoff. Welwiitschias 24 x 20 Sables.
A última rodada, no domingo, dia 6, colocará frente a frente Quênia e Zimbábue, enquanto a Namíbia enfrenta Madagascar. O Quênia soma 4 pontos a mais que o Zimbábue e mesmo uma derrota poderá classificar diretamente ao Mundial os quenianos, caso somem um ponto-bônus e neguem aos zimbabuanos o bônus. A Namíbia, por sua vez, precisa vencer com bônus Madagascar e torcer para uma vitória não bonfiicada do Zimbábue, sem bônus do Quênia, e ainda necessitará reverter o saldo de pontos. Quase impossível. Madagascar, por sua vez, luta contra o rebaixamento, e precisará de um milagre: vencer a Namíbia com bônus, impedindo o bônus do oponente, e ainda reverter um saldo de pontos muito negativo. Vale lembrar que o campeão garantirá vaga direta no Mundial, enquanto o vice terá uma segunda chance na Repescagem Mundial contra a Rússia. O último colocado será rebaixado.
O campeão africano ficará no Grupo C da Copa do Mundo e enfrentará Nova Zelândia, Argentina, Tonga e Geórgia.
Copa da África – 1ª Divisão A – Eliminatórias para a Copa do Mundo – em Antananarivo, Madagascar
2ª rodada
3400
Quênia 34 x 0 Madagascar
2024
Zimbábue 20 x 24 Namíbia