Tempo de leitura: 2 minutos

rrw

O fim de temporada na Europa também vem sendo acompanhado do fim das novelas extra-campo que tensionaram o rugby do continente nesta temporada. Após o acordo para a nova copa europeia, a Rugby Champions Cup, ser assinado por todas as seis grandes federações/uniões (RFU inglesa, FFR francesa, FIR italiana, WRU galesa, SRU escocesa e IRFU irlandesa) e pelas principais ligar de clubes (LNR francesa, PRL inglesa e RRW galesa), restava somente um litígio a ser resolvido: o destino dos times galeses no PRO12.

No fim do ano passado, a RRW, entidade que representa as quatro equipes regionais profissionais de Gales (Cardiff Blues, Dragons, Ospreys e Scarlets), havia rompido com a União Galesa de Rugby (WRU), não aceitando os termos de participação nas competição apoiadas pela WRU (PRO12 e e as copas europeias da ERC, a Heineken Cup e a Amlin Challenge Cup). Para os times profissionais de Gales, a governança das copas europeias, os repasses de verbas e os contratos de TV anteriormente firmados pela WRU desagradavam. Em busca de maior participação na comercialização dos torneios e de verbas maiores, os times galeses se aproximaram da Premiership inglesa e participaram ativamente da formação da nova Rugby Champions Cup.

- Continua depois da publicidade -

A inviabilidade da participação dos times galeses na Premiership inglesa, pela negativa dada pela WRU, deixou as quatro aqui até maio sem a participação confirmada em nenhuma liga. Mas, nesta semana, RRW e WRU chegaram a um acordo, assegurando a participação de Blues, Ospreys, Scarlets e Dragons no PRO12 de 2014-15. O acordo se tornou possível pelo fechamento de um milionário contrato televisivo com a BT Sport, cujos detalhes ainda não foram revelados.

 

Cardiff Arms Park ganhará novo nome

Como parte do acordo, a BT Sport se tornou patrocinadora do Cardiff Blues, Ospreys, Scarlets e Dragons, estampando sua marca nos uniformes do time, e garantiu o naming rights do estádio do Cardiff Blues, o Cardiff Arms Park, que passará a ter o nome da emissora. A BT ainda patrocinará as competições das categorias de base de Gales.

 

Pontypridd campeão galês, Swansea rebaixado

Enquanto um novo acordo era firmado para as quatro equipes profissionais galesas, o Pontypridd RFC conquistava mais um título da Principality Premiership, o Campeonato Galês, segunda mais importante competição do rugby galês, abaixo apenas do PRO12. Disputada pelos clubes semi-profissionais do país, a Principality Premiership coroou pela segunda vez consecutiva o Pontypridd, que faturou seu quarto título na história, o terceiro consecutivo. Na grande final, o “Ponty” bateu o Cross Keys por 38 x 17. O terceiro colocado foi o Carmartheen Queens.

A grande surpresa da competição foi o rebaixamento do tradicional Swansea RFC, que terminou com a 12ª (última) colocação. O Swansea é um dos donos majoritários do Ospreys e tem em seu currículo uma vitória e um empate com os All Blacks, em 1932 e 1953, respectivamente, duas vitórias sobre os Wallabies, em 1908 e 1992, e uma vitória sobre os Springboks, em 1912.