Tempo de leitura: 2 minutos
João Luiz da Ros, o Ige, recebeu a honraria da CONSUR e vai integrar a equipe que reúne os melhores atletas do continente
Vice-capitão e um dos atletas mais experientes da Seleção Brasileira de Rugby XV, o atleta do Desterro João Luiz da Ros, o Ige, foi convocado para integrar o Selecionado Sudamerica XV, equipe formada por atletas de cada país membro da Confederação Sul-Americana de Rugby (CONSUR) que anualmente faz um jogo de exibição.
A partida será realizada no dia 31 de maio, em Santa Fé, na Argentina, contra os Pumas, e, além de Ige, o Selecionado Sudamerica XV conta ainda com a participação de atletas de Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Venezuela. Jogadores argentinos ainda reforçam a equipe, para completar o número de atletas necessários para a realização do duelo.
“Quando eu soube, não consegui segurar a emoção. Fiquei feliz, porque o trabalho duro foi reconhecido. Em cada jogo sempre há um aprendizado, um ganho, e acredito que isso tenha me levado à convocação”, afirma Ige, que complementa: “é um motivo de honra enorme, pois vou defender o Brasil nessa equipe, representando todos os parceiros que ralaram tanto”.
“Trata-se da mais importante convocação do rugby sul-americano. Nas edições dos anos anteriores foram convocados Lucas Duque, o Tanque (contra a Argentina, antes da Rugby World Cup 2011) e seu irmão Moisés Duque (para um amistoso contra a Inglaterra)”, afirma o presidente da CBRu, Sami Arap Sobrinho.
Jogador da Seleção Brasileira desde 1999, Ige começou no rugby jogando pelo Desterro RC, de Florianópolis (SC), sua cidade natal. Teve passagem pelo rugby da França, onde atuou no time da École d`Agronomie, de Dijon, e foi campeão universitário em 2007, pontuando 12 try\ies em 7 jogos. Também jogou pelo Stade Dijonnais, antes de retornar para o Desterro, equipe que defende atualmente.
Pela Seleção Brasileira Ige atua como asa, e jogou a etapa classificatória da Copa do Mundo de Rugby de 2007. Também ganhou duas vezes com a seleção o Campeonato Sul-Americano B, em 2006 e 2007, e recebeu o prêmio de melhor jogador de rugby do País pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), no ano de 2012.