Tempo de leitura: 2 minutos
Durante o coquetel de abertura do Campeonato Sul-Americano de XV, a CBRu anunciou as datas oficiais para o Brasil Sevens, único dos seus eventos que ainda não tinha seu lugar no calendário confirmado. O Campeonato Brasileiro de Sevens-a-side deverá manter o modelo do ano passado, com os torneios masculino e feminino disputados juntos e reunindo equipes de todo o país. O torneio será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, uma semana após o Brasileiro Juvenil de Sevens (Copa Cultura Inglesa de Verão), que será disputada nos dias 29 e 30 de novembro.
A mudança do Brasil Sevens para o início do ano atende à necessidade de distanciar a competição do Natal, uma vez que o período das férias encarece as viagens dos clubes. Com a final do Super 10, o Campeonato Brasileiro de XV, ocorrendo no dia 3 de novembro, os times masculinos terão pouco mais de um mês para as disputas das competições estaduais e regionais de sevens que definirão os classificados ao torneio nacional. A CBRu deverá estabelecer um mínimo de 2 competições em cada estado para apurar os classificados ao Brasil Sevens. Já o Super Sevens se encerrará no dia 26 de outubro, não criando problemas para o calendário feminino.
A cidade-sede do Brasil Sevens ainda não foi escolhida.
Seleção Brasileira busca oponente para novembro
Com o término do Super 10 e o início da temporada de sevens em novembro, o XV terá uma pausa entre os clubes, mas a seleção brasileira, por questão contratual com o SPORTV e dentro do planejamento de eventos da CBRu, ainda deverá realizar no mínimo um amistoso internacional no mês de novembro. O adversário ainda não foi definido, mas o mês propicia os confrontos internacionais, por ser data IRB. O objetivo do Brasil é buscar oponentes que garantam pontos para o país no ranking mundial, o que significa que o ideal é a escolha de uma seleção que não esteja abaixo dos Tupis no ranking, mas que não seja demasiado forte no comparativo.
Bola nova!
Durante o coquetel do Sul-Americano, a CBRu apresentou sua nova bola para competições (foto). A nova bola da Topper foi descrita como superior ao modelo antigo e deverá ser vista na Arena Barueri para o embate entre Tupis e Cóndores. O retorno dos atletas de todo o país sobre o novo produto dirá se a bola é ou não um sucesso.