Tempo de leitura: 4 minutos
O Campo do Parque Esportivo do Trabalhador, na Zona Leste de São Paulo, recebeu o clássico estadual entre Pasteur e São José em duas categorias: no M15 e no M19, ambas válidas pelos campeonatos estaduais da categoria. Os dois gigantes do rugby nacional dividiram os espólios, com uma vitória para cada lado.
São José vence Pasteur fora de casa no M15
A rivalidade entre as equipes do Pasteur e do São José acontece em todas as categorias, e foi o que vimos no CERET, no bairro do Tatuapé, no último final de semana. No duelo M15, o time do Pasteur domíniou o line-out ganhando 14 vezes contra 4 do São José, enquanto no scrum o São José ganhou 7 contra 5 do adversário. O impressionante foi a quantidade de passes certos dados pela equipe do Pasteur 119 passes, contra 49 dos joseenses.
No inicio do jogo, o domínio dos paulistanos era evidente, com praticamente todos os laterais ganhos. Muita pressão dos Galos para cima dos valeparaibanos, que precisaram tirar a bola do seu campo de defesa 7 vezes com chutes.
Mesmo pressionados, os joseenses marcaram primeiro. Marcos Saccomanno (12) conseguiu achar um espaço na defesa do Pasteur e correu para o primeiro try do jogo, que não foi convertido. Nem um pouco abalado e utilizando muitos passes de mão em mão, o time do Pasteur conseguiu marcar logo em seguida, com Mateo Delaveau (7), convertido por Marcos Caiafa (10), fechando o primeiro tempo em Pasteur 7 x 5 São Jose´.
Na volta do intervalo, o PAC continuou pressionando para ampliar o placar, mas levou um duro golpe aos 7 minutos, quando Luis Guilherme em uma arrancada impressionante passou pela linha adversária e virou o jogo. O próprio Luis Guilherme, do São José, tratou de ampliar a distância, marcando mais um try, agora convertido por Marcos Saccomanno (12), pouco depois de cruzar a meta pela primeira vez.
A oportunidade só voltou a aparecer para Pasteur aos 30 minutos do segundo tempo, quando Gabriel (6) entrou no in-goal na força e deixou seu try, que Marcos Caiafa (10) converteu.
Nem os amarelos tomados por Benjamim Grolleau (13), do Pasteur, e Alexandre Pereira (1) e Luiz Guilherme (15), do São José, mudaram o final da partida.
Destaque do Jogo: Marcos Caiafa (Pasteur)
Paulista M18
Pasteur 14 x 17 São José
Números do jogo:
Scrum – total 12 – Pasteur 5 x 7 São José
Lateral -18 – Pasteur 14 x 4 São José
Passes certos – Pasteur 119 x 49 São José
Penais – 8 Pasteur x 12 São José
Passes para frente – Pasteur 2 x 0 São José
No M19, a vitória foi dos Galos
A próxima geração do Pasteur e do São Jose fizeram no domingo mais um jogo pelo Campeonato Paulista M19. Com um jogo bem equilibrado, o que era de se esperar, o Pasteur foi o grande vencedor do embate, mesmo com os números do jogo em termos de formações favorecendo o time do interior. O Pasteur mostrou desde o inicio que não iria perder oportunidades.
Com 3 minutos de jogo aconteceu o primeiro penal, que mesmo de uma longa distância, foi convertido por Victor de Lucca (9) do Pasteur. Já aos 12 minutos a cena se repetiu, e novamente Victor foi chamado para marcar mais três pontos e ampliar a vantagem. O São José não tardou a aproveitar os penais produzidos pelo time do Pasteur e tratou de chutar aos paus também. Logo após Gilmar Silva (1), do XV da capital, receber seu amarelo, Gabriel Assunção (15) converteu seu chute e encostou os visitantes no placar.
O ponta Ronaldo Santos (14), do Pasteur, mostrando uma velocidade acima da média, deixou sua marca, depois de algumas arrancadas e chutes por cima do seu oponente. Mesmo com um jogador a mais, após do amarelo por atitude anti-desportiva de Victor de Lucca (9), do Pasteur, o São José conseguiu apenas mais um chute aos paus, deixando o primeiro tempo em Pasteur 11 X 06 São José.
O segundo tempo começou com muita intensidade por parte dos franco-paulistanos, que, aos 15 minutos, já tinham feito 2 tries, 1 conversão e 1 penal, aos poucos ampliando o marcador para 24 a 6.
Já na reta final do jogo, o São José, que foi superior nos scrums, ganhando 9 vezes contra 6 do adversário, conseguiu em uma bela jogada de Gabriel Assunção (15) um penal try, que foi convertido por Guilherme Bittencourt (13).
Mesmo com um jogador a menos, pois outro de seu elenco ficou 10 minutos fora, o Pasteur ainda conseguiu mais um chute aos paus, com Victor de Lucca (9) dando a vantagem necessária ao PAC. E faltando 5 minutos, o São José ainda marcaria seu último try, mas a vitória já estava bem encaminhada pelo time do Pasteur.
Destaque do Jogo: Victor de Lucca (9) (Pasteur)
Paulista M19
Pasteur 29 x 18 São José
Números do jogo:
Scrum – total 15 Pasteur 6 x 9 São José
Lateral – 12 – Pasteur 5 x 7 São José
Penais – 24 – Pasteur 17 x 7 São José