Tempo de leitura: 2 minutos
Os pés são uma das partes do corpo que mais sofrem no dia – dia, por ficarmos muito tempo em pé (parado ou em movimento) ou sentado por horas.
Eles têm uma função muito importante que é a sustentação do nosso corpo, mas nem sempre recebem a atenção necessária, a falta de cuidado pode causar problemas que possivelmente incomodarão durante anos.
O cuidado não é só uma questão de estética, mas principalmente uma questão de saúde. Calos, inchaços, unha encravada, micoses são apenas alguns dos males que, se não forem tratados, podem se tornar problemas graves.
Um ponto importante é ficar atento à secagem entre os dedos, para evitar a propagação de fungos e bactérias.
No caso do jogador de Rugby há um desgaste e um estresse durante os treinos e jogos, muitos atletas sofrem de fascite plantar ou até mesmo já torceram o tonozelo várias vezes.
O importante é ficar atento aos sinais.
Ao final do dia temos a sensação de pernas e pés cansados, pesados e inchados. Para amenizar a situação, veja algumas dicas:
– Deixe os pés elevados durante a noite;
– Alongue a panturrilha;
– Após os treinos e jogos coloque os pés dentro de uma bacia com gelo e água.
Sapatos inadequados são responsáveis por 90% das doenças dos pés, podendo causar problemas de joelho e coluna. Ter isso em mente na hora da compra significa prevenir o incômodo. Flexibilidade da sola, material macio e bico amplo.
É recomendado consultar um médico para saber o real motivo do desconforto ou dor, quanto mais cedo seu diagnóstico, mas rápido é o tratamento.
Escrito por: Juliana Piva