Tempo de leitura: 4 minutos
Em 2013, BH Rugby e Varginha reeditaram a final do campeonato mineiro pela quarta vez seguida (as duas equipes jogaram todas as finais do torneio até hoje). A barulhenta torcida do Varginha, que se deslocou até a capital mineira para apoiar a equipe e tentar frear a hegemonia do BH Rugby, já apoiava seus atletas ainda no aquecimento, do outro lado, se via um BH compenetrado e com sangue nos olhos, querendo comemorar seus 10 anos de existência com mais um título Como já era esperado, foi uma partida duríssima, com oportunidades para ambas as equipes, porém, o alvinegro da capital conseguiu aproveitar melhor as oportunidades, vencendo o jogo pelo placar de 17 x 05, se sagrando tetracampeão estadual. .
Logo no inicio da partida, o que se viu , foram duas equipes aguerridas, que jogavam sua vida em campo, os belorizontinos rapidamente se mandaram o ataque, pressionando os varginhenses, que mostraram seu poderio defensivo. Aliviando a pressão inicial do BH, a equipe aurinegra equilibrou as ações ofensivas , tornando a primeira etapa emocionante. Entre os cinco e quinze minutos do primeiro tempo, as ações se concentraram no meio de campo, até que o alvinegro da capital teve uma bela oportunidade de abrir o placar. Após jogadas de fase, o scrum-half espanhol do BH, Afonso Lasheras, fez rápida ligação com a linha, que conseguiu penetrar a defesa de Varginha com muita velocidade , porém, mais uma vez, a defesa da equipe do sul de minas mostrou sua força e impediu, o que seria o primeiro try do jogo. Na sequência, mais ataque do BH, que seguia incansável, dessa vez, os varginhenses salvaram dentro do in-goal.
Após tanto pressionar, aos 36’, a equipe da capital conseguiu abrir o placar, através de um penal, muito bem batido pelo segundo centro Daniel Baeta, o Canadá. Não satisfeito, o BH manteve o ritmo no finzinho do primeiro e finalmente, foi coroado com um belíssimo try. Após jogada sensacional da equipe de Belo Horizonte, Canadá finalizou a jogada marcando o primeiro ensaio do jogo, já com o cronometro estourado. E assim, findou-se o primeiro tempo, com placar mostrando BH 10 x 0 Varginha.
Na segunda etapa, vimos um Varginha, muito mais consistente e agressivo na partida. Sempre contando com a ousadia e habiliadde do seu scrum-half, Rapazinho, os varginhenses deram muito trabalho ao BH Rugby. Logo aos 3′, quase try, resultando em um scrum na linha de 5m. Aos 5′, outra chance excelente chance, terminando da mesma maneira. Aos 7′, mais uma boa jogada dos aurinegros, que conseguiram reverter um scrum. No minuto seguinte, uma sequência de rucks a 2m do ingoal do Belo Horizonte colocaram o Varginha mais uma vez, perto do try, mas a defesa do BH se manteve firme, evitando que o adversário pontuasse. Aos 11’, Helinho e Bruno Verçosa deram lugar a Caio Lobato e Filipe Castro no Belo Horizonte, os mesmos foram muito aplaudidos pela torcida e pelos atletas que estavam no banco, que não paravam de cantar e incentivar a equipe.
Aos 15’, excelente ataque de Varginha, que resultou em penal. Era a oportunidade de saírem do zero no placar, porém, a equipe do sul do estado preferiu sair jogando, sendo mais uma vez freada pela forte defesa do BH. A tônica do jogo no segundo tempo era a mesma no primeiro, porém, com a inversão de papéis, na segunda etapa, eram os aurinegros que dominavam as ações. Aos 24’, Canadá, o destaque da partida até então, foi advertido com um cartão amarelo, em decorrência das penalidades que sua equipe vinha cometendo. Era a grande oportunidade do Varginha buscar sua reação e tentaram insistentemente e aos 36’, foram coroados. Depois de intensas disputas próximas ao in-goal, os varginheses saíram do zero no placar e colocaram fogo na partida. Try, de Alex Sandro, não convertido. BH 10 x 5 Varginha. Porém, quando se imaginava que a equipe do sul de minas poderia reagir, levando o troféu pra casa, Pinta, hooker belorizontino, apoiou a bola no in-goal, para o segundo try da sua equipe e que os sagrariam tetracampeões do torneio. Canadá, que havia acabado de retornar, após cumprir dez minutos, por cartão amarelo, deu números finais a partida após a conversão. BH 17 X 05 Varginha.
Com esse resultado o BH Rugby mantém a hegemonia no estado, conquistando os quatro títulos em quatro edições disputadas até então. O portal do rugby, elegeu o segundo centro Canadá, o melhor em campo.
Ficha técnica:
Campeonato Mineiro de Rugby XV – Final :
BH Rugby 17 x 05 Varginha
BH Rugby
Tries: Canadá; Pinta
Conversões: Canadá (2)
Penais: Canadá (1)
Varginha
Tries: Alex Sandro
Árbitro: Marcelo Toscano
Auxiliares : Vinicius Aleixo e Benjamim Neves
4º Árbitro : Jorge Imparato
Local: Campo da Uni-BH, Belo Horizonte-MG
Escrito por: Lucas Carvalhais