Tempo de leitura: 22 minutos

bulls waratahs copy

A disputa pelo Super Rugby continua emocionante, com o Brumbies firme na primeira posição com 40 pontos, seguido de perto pelo embalado Reds com 37. Enquanto a briga pelas vagas remanescentes continua embolada, com apenas 5 pontos separando o terceiro Chiefs, 35 pontos, do sétimo colocado Stormers, 30 pontos.

Neste final de semana o destaque vai para a vitória histórica do Reds sobre o Blues, tornando-se o primeiro time australiano a derrotar todos os seus adversários neozelandeses em uma única edição do Super Rugby. O Brumbies mostrou que não se abalou com o empate com o Reds na rodada passada e atropelou Western Force por 41 a 7. O Chiefs se recuperou da derrota para o Waratahs, na semana passada, e venceu com facilidade o Sharks, que acumula sua segunda derrota seguida e vê seus adversários na conferencia sul-africana se distanciarem.

- Continua depois da publicidade -

 

Reds conquista resultado histórico com placar apertado

O Queensland Reds venceu, jogando em casa, os neozelandeses do Blues por 12 a 11, se tornando assim o primeiro time australiano a bater todos os seus adversários da Nova Zelândia.  Chiefs, Hurricanes e Highlanders  (eles não jogam com Crusaders nesta edição) tiveram o mesmo destino.
A partida, mesmo sendo muito corrida e disputada, teve apenas um único try marcado pelo centro do Blues, Jackson Williams, aos 31 minutos, que não foi convertido. O Blues ainda teria dois penais convertidos a seu favor no primeiro tempo. Do outro lado, Quade Cooper, em dia inspirado converteu seus três penais. Final do primeiro tempo: 11 a 9 para o Blues. O segundo tempo, mesmo sendo muito disputado, não teve grandes emoções, até que aos 33 minutos Cooper de novo converte seu quarto penal de cinco na partida e garantiu uma virada emocionante e histórica do Reds.
Um destaque da partida fica com um excelente tackle de Cooper sobre o forte segundo centro do Blues Rene Ranger. Cooper é um jogador que, apesar do talento inquestionável, é constantemente criticado pelo seu fraco desempenho na defesa.

 
Brumbies, Chiefs e Bulls ganham e mantém liderança

O Brumbies, jogando em casa, não tomou conhecimento dos compatriotas do Western Force e aplicou uma lavada de 41 a 7. Uma vitória que matem a equipe de Canberra na ponta da tabela com 40 pontos, apenas 3 à frente do Reds. A partida esteve sob controle desde o começo, com o try do Force sendo marcado apenas nos minutos finas. O destaque vai para o asa fijiano Henry Speight que com dois tries anotados se tornou o líder desse quesito na competição.

Os neozelandeses do Chiefs, jogando em Hamilton, derrotaram os sul-africanos do Sharks pelo placar de 39 a 27. A equipe do Chiefs começou a partida de forma avassaladora marcando três tries, A.Tikoirotuma, L.Messam, T.Nanai-Williams, antes da metade do primeiro tempo, todos convertidos por Anscombe que ainda faria um penal.  O Sharks reagiu e anotou três tries nos 18 minutos finas, dois do asa Minnie e um do oitavo Mtembu, dois deles sendo covertidos por Lambie. O segundo tempo foi menos emocionante com o Chiefs fazendo um belo try de Nanay-Williams correndo atrás de um belo chute de Aaron Crudder, covertido por Anscombe, que ainda teria mais um penal. O sharks não se rendeu e ainda anotou mais um try, aos 59, depois de uma bela corrida de Daniel que foi convertido por Lambie. Ainda haveria tempo para um penal de Crudder e outro de Lambie, mas o resultado estava sacramentado. O destaque vai para o abertura Gareth Anscombe que, dos 29 tries do Chiefs na competição, converteu 27. O Chiefs volta a vencer depois de duas rodadas e se garante na parte superior da tabela enquanto o Sharks sofre sua segunda derrota seguida e veem seus rivais se distanciarem.

O Bulls não teve vida fácil em Pretória e suou para vencer os astralianos do  Waratahs por 30 a 19. A partida começou muito brigada com o abertura sul-africano Morne Steyn covertendo três penais nos primeiro 18 minutos. A resposta da equipe de Sydney viria com um try de Falou,  depois de uma boa corrida da linha, mas que não seria convertido. A vantagem do Bulls seria mantida com mais um penal convertido por Steyn, aos 40 minutos, deixando o placar em 12 a 5 para o Bulls. Aos 4 minutos do segundo tempo o pilar reserva Paddy Ryan, depois de uma falha da defesa africana, recebeu livre para correr 20 metros e fazer um try como se fosse um linha, convertido por Mckibbin.  A resposta do Bulls viria 10 minutos depois com mais um penal convertido por Steyn. O time de Sydney iria virar o placar com mais um try, aos 22 minutos,  feito por Foley em um falha defensiva dos Bulls e convertido por Mckibbin, 19 a 15 para os visitantes. A partir desse momento o Bulls retoma o controle da partida e assume  a liderança novamente, com um try do half reserva Houggard na saída do ruck, mais uma vez convertido por Steyn, que ainda anotaria mais um penal e um try. O jogador da partida foi, sem dúvida, o abertura Morne Steyn responsável por 25 dos 30 pontos do Bulls (1 try, 1 conversão e 6 penais). O Bulls se mantém na parte de cima tabela com essa vitória enquanto o Waratahs vê suas chances de classificação diminuirem.

Nas demais partidas do campeonato a surpresa africana, o Cheetahs, se mantém no encalço dos Bulls, depois de um vitória tranquila sobre os sul-africanos do Kings por 26 a 12. O Crusaders, jogando em casa, teve muito trabalho para ganhar do fraco Melbourne Rebels por 30 a 26. E o Stormers foi até a Nova Zelândia para vencer o Hurricanes por 18 a 16.   
   
Escrito por: Diego Gutierrez

 

super rugby

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Hurricanes 16 x 18 Stormers, em Palmerston North

Reds 12 x 11 Blues, em Brisbane

Chiefs 37 x 29 Sharks, em Hamilton

Brumbies 41 x 7 Force, em Canberra

Bulls 30 x 19 Waratahs, em Pretória

Cheetahs 26 x 12 Kings, em Bloemfontein

Crusaders 30 x 26 Rebels, em Christchurch

 

Pampas terminam em quarto lugar na primeira fase da Vodacom Cup

Chegou ao fim neste fim de semana a fase de grupos da Vodacom Cup, a Copa da África do Sul, que definiu seus confrontos de quartas-de-final. Os argentinos do Pampas XV visitaram os Sharks XV – segundo time dos Sharks do Super Rugby – e foram derrotados por 46 x 31, em jogo cheio de tries para os dois lados. Os Sharks tiveram um primeiro tempo de gala, com nada menos que 5 tries. Ramiro Moyano descontou no fim para o Pampas XV, que encerrou o desastroso primeiro tempo em desvantagem de 36 x 5. Os sul-africanos ampliaram ainda no início do segundo tempo, mas os argentinos reagiram e, com tries de Leonardo Senatore , Juan Pablo Estelles (2 vezes) e Mariano Galarza encerraram o jogo com 31 pontos.

Com a derrota, o Pampas XV terminou em quarto lugar no Grupo Sul e terá pela frente nas quartas-de-final os Pumas de Mpumalanga, que surpreenderam no Grupo Norte com a primeira posição. O jogo será no dia 3 de maio.

 

Vodacom Cup – Copa da África do Sul

Free State 37 x 41 Western Province, em Bloemfontein

Boland 23 x 27 Eastern Province, em Malmesbury

Golden Lions 161 x 3 Limpopo, em Joanesburgo

Falcons 7 x 40 Griquas, em Kempton Park

Blue Bulls 89 x 10 Griffons, em Pretória

SWD Eagles 19 x 25 Border Bulldogs, em George

Leopards 29 x 28 Pumas, em Potchefstroom

Sharks XV 46 x 31 Pampas XV, em Durban

 

Quartas-de-final

Pumas x Pampas, em Nelspruit

Sharks x Golden Lions, em Durban

Blue Bulls x Eastern Province, em Pretória

Western Province x Griquas, na Cidade do Cabo