Tempo de leitura: 5 minutos
Irlandeses e franceses se defrontarão em Dublin na grande final da Amlin Challenge Cup, a Copa Desafio Europeu. A vantagem será do Leinster, que bateu neste sábado o Biarritz e jogará a final em sua casa, a RDS Arena, no dia 17 de maio. Seu oponente será o Stade Français Paris, que superou fora de casa no apagar das luzes o Perpignan, em clássico francês. Dois gigantes europeus farão a final da segunda competição do Velho Continente.
Paris vira e vence Perpignan no apagar das luzes
Na sexta-feira, a Catalunha Francesa parou para empurrar o Perpignan rumo à final da Copa Desafio Europeu. Mas, a decepção foi homérica. O Stade Français virou o placar no finzinho e garantiu sua classificação a Dublin. 25 x 22.
O jogo começou positivo para o time da casa. Os primeiros pontos foram dos visitantes, com Porical – ex-Perpignan, ídolo por lá – fazendo os 3 primeiros pontos com penal para o Stade Français. Mas, no minuto seguinte, o Perpignan encontrou seu primeiro try. Os catalães conseguiram o turnover no ruck e o passe longo encontrou o hooker Guirado na ponta, que correu para o tento, não convertido, 5 x 3.
O USAP cresceu no jogo e passou a dominar as ações, levantando o torcedor. Aos 22′, o ruck ganho pelo Perpignan teve o desfecho feliz para os catalães. James Hook tirou a bola da formação e explorar o lado cego, cravando o segundo try. Porém, novamente o chutador galês não foi bem na conversão. 10 x 3. E as conversões fizeram falta no fim. O jogo se tornou mais pegado na base e muitos penais foram acontecendo. Aos 26′, Porical descontou para os parisienses, mas, aos 29′, foi a vez de Hook acertar um arremate para o USAP. Antes do intervalo, Porical fez mais um, fazendo 13 x 9.
O segundo tempo começou aparentemente bom para os catalães, com penal aos 43′ chutado por Hook. Porém, a resposta do Stade Français foi dolorosa. O Perpignan afastou o perigo com chute, mas Porical puxou o contra-golpe pela ponta e serviu David Lyons, que cravou o try parisiense, convertido por Porical. 16 x 16, empate dos visitantes.
Os Arlequins catalães voltaram a exercer forte pressão na base e arrancaram um penal logo na sequência, com Hook fazendo 19 x 16. A partir desse momento, a partida virou uma frenética e emocionante troca de penalidades. Aos 52′, Porical não perdoou o penal cometido pelos anfitriões, empatando novamente. O Perpignan voltou a conseguir um penal, com o nível de tensão do jogo aumentando. Hook arrematou e a bola passou sobre a trave, exigindo que o árbitro de vídeo fosse acionado. Penal confirmado, 22 x 19 para os Arlequins.
No fim, o domínio de posse de bola se inverteu, e quem passou a pressionar decisivamente foi o Stade Français. Aos 73′, Porical empatou com penal. E, aos 76′, Porical eliminou seu ex-time da competição chutando o penal da vitória de Paris. 25 x 22! O Stade Français retorna a uma final de Amlin Challenge Cup. Na última vez, derrota no fim para os Harlequins em 2011.
Leinster atropela Biarritz e decide copa em casa
O segundo jogo semifinal da Copa Desafio Europeu colocou frente a frente o atual campeão da Heineken Cup com o atual campeão da própria Amlin Challenge Cup: Leinster x Biarritz. E os irlandeses fizeram valer o mando de jogo, passando sem sustos pelos bascos, que naufragaram também na competição continental.
Quem começou pressionando foi o Biarritz, mas quem levou a melhor no início foi o Leinster. Nacewa contra-atacou após roubada de bola e serviu Jamie Heaslip, que fez o primeiro try irlandês aos 3′. 7 x 0 com a conversão. Início perfeito para os azuis.
Aos 13′, o Leinster teve a chance de ampliar, mas Sexton desperdiçou o penal. Aos 15′, O’Driscoll rompeu o tackle e serviu Sexton, que mergulhou para o try, mas foi brilhantemente seguro no tackle por Ngwenya, que impediu que o irlandês apoiasse a bola no in-goal. Passada a pressão, o BO reequilibrou as ações e, aos 17′, Ngwenya arrancou em velocidade no contra-ataque, mas foi barrado. O Biarritz ganhou o penal no ruck, e Yachvilli descontou. 7 x 3.
Aos 23′, o Leinster cometeu novo penal, que deixou os bascos na cola com o arremate de Yachvilli, 7 x 6.
A resposta do Leinster veio aos 27′, com penal chutado por Sexton aos 27′. Aos 36′, Yachvilli deu o troco com novo penal, mas eram os irlandeses que voltavam a ter as melhores chances. Aos 37′, Brian O’Driscoll rompeu novamente o tackle basco após receber passe curto, e serviu Sexton, que cravou o segundo try. O Biarritz sentiu o golpe e já nos acréscimos Madigan armou para Nacewa, que ganhou metros preciosos. Após o breakdown, Heaslip quebrou o tackle e mergulhou para o terceiro try dos Leões. 24 x 9 no intervalo.
O segundo tempo começou péssimo para o Biarritz, incapaz de entrar no jogo. Aos 42′, Madigan correu meio campo no contra-ataque, mas recebeu o tackle preciso de Ngwenya, voando na corrida sobre o irlandês. A pressão irlandesa se seguiu e, aos 45′, Sexton acertou mais um penal para os donos da casa. Aos 49′, BOD ganhou um turnover para os irlandeses e contra-atacou pela ponta, Sexton trocou passes brilhantemente com Nacewa, que mergulhou livre para mais um try.
O domínio irlandês se seguiu por todo o segundo tempo. Aos 55′, Madigan chutou penal para os dublinenses, ampliando a contagem. Aos 63′, a nova arrancada pela ponta de BOD resultou em mais um try para os azuis. Grande partida do mestre O’Driscoll, fazendo 44 x 9 para o Leinster. O Biarritz ainda descontou aos 66′, com try de Heguy, mas já não dava tempo de mais nada. Triunfo e classificação à final para os Leões de Dublin! 44 x 16.
Amlin Challenge Cup – Copa Desafio Europeu
Semifinais
2225
Perpignan (França) 22 x 25 Stade Français (França), em Perpignan, França
4416
Leinster (Irlanda) 44 x 16 Biarritz (França), em Dublin
Final
Sexta-feira, dia 17/5, às 16h00 – Leinster x Stade Français, na Royal Dublin Society Arena, em Dublin