Tempo de leitura: 2 minutos
O ano de 2014 é de Copa do Mundo! A Copa do Mundo de Rugby Feminino (de XV), que será realizada na França no mês de agosto.
Hoje, foram definidas as datas e os locais para as disputas do torneio. A Copa do Mundo Feminina de 2014 terá início no dia 1º de agosto e final no dia 17 do mesmo mês, com as partidas da fase de grupos sendo realizadas ainda nos dias 5 e 9 e as semifinais no dia 13. Serão nada menos que 12 seleções participando da competição, que terá como sede o Stade de Marcoussis, na região metropolitana de Paris, que faz parte do centro de treinamentos da seleção francesa de rugby e receberá todas as partidas da fase de grupos. As semifinais e a grande final terão outra sede: o Stade Jean-Bouin, casa do Stade Français, que foi reconstruído e será reinaugurado na próxima temporada, tendo capacidade para 20,000 pessoas. As 12 seleções serão divididas em 3 grupos com 4 equipes cada, com as primeiras colocadas de cada grupo e a melhor segunda colocada avançando às semifinais.
Já estão classificadas para a competição França, Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra, Irlanda, Gales, Estados Unidos e Canadá, havendo ainda 4 vagas em disputa. Uma das vagas irá para o vencedor da zona africana, que será disputada entre África do Sul, Uganda e Quênia, e outra vaga irá para o campeão asiático, a ser definidos entre Cazaquistão, Japão, Hong Kong e Cingapura. As outras 2 vagas irão para os dois primeiros colocados do torneio qualificatório de Madri, que reúne Espanha, Itália, Escócia, Holanda, Suécia e Samoa.
A Copa do Mundo Feminina começou a ser disputada em 1991 e chegará à sua sétima edição. A Nova Zelândia é a maior campeã, tendo conquistado 4 títulos (os 4 últimos consecutivos). Inglaterra e Estados Unidos têm 1 título cada. O Brasil jamais participou da competição ou das eliminatórias para o Mundial, por não ter uma seleção feminina de XV regular. Até hoje, as brasileiras disputaram somente uma partida oficial de XV: uma derrota de 10 x 0 para a Holanda, em Amsterdã, em 2008. Nenhuma outra seleção da América do Sul chegou a disputar a Copa do Mundo Feminina, sendo o único continente ainda não representado no torneio.
Fonte: IRB