Tempo de leitura: 19 minutos

scarlets cardiff 2013

A penúltima rodada do RaboDirect Pro12 assegurou matematicamente Ulster, Leinster e Glasgow Warriors nas semifinais e deu um grande empurrão nos Scarlets rumo à classificação. O time de Llanelli venceu o clássico galês contra o Cardiff Blues e se beneficiou da derrota dos Ospreys diante do Glasgow para abrir 4 pontos sobre o rival com apenas uma rodada para o fim.

Na última rodada, que acontecerá no dia 3 de maio, Ulster, Leinster e Glasgow, que estão separados por 4 pontos, lutarão pela primeira colocação da temporada regular, que garantirá o mando de jogo tanto na semifinal como numa eventual final. A segunda colocação também é muito almejada, pois garante o mando de jogo na outra semifinal. No Pro12, ao contrário da Premiership e do Top 14, a final não tem sede pré-determinada, cabendo ao finalista que tiver a melhor campanha na primeira fase escolher o local da partida.

- Continua depois da publicidade -

Na 22ª rodada, o Ulster receberá o eliminado Cardiff Blues; o Leinster duelará em casa com os Ospreys, que estão em quinto lugar e ainda lutam pela vaga nas semifinais; o Glasgow visitará o eliminado Connacht; e os Scarlets, que ocupam o quarto lugar, receberão o Benetton Treviso.

 

Dominação irlandesa

Ulster e Leinster chegarão à última rodada do Pro12 como líder e vice-líder. O Ulster fez o dérbi irlandês da rodada com o Connacht e conquistou uma vitória bonificada fora de casa. O primeiro tempo foi de alto nível, com o Connacht abrindo o placar aos 3′, com Naopu. Olding, aos 9′, deu o troco com try para o Ulster, e Trimble, aos 11′, fez o segundo try para os visitantes, em completando o início eletrizante. O Connacht reagiu rapidamente e Vainikolo, aos 17′, fez o segundo try dos mandantes, para o delírio da torcida que, aos 24′, viu Dan Parks devolver o Connacht à frente, 15 x 12. Aos 29′, Pienaar deixou tudo igual com penal para o Ulster, que voltou à frente com try de Rory Best, aos 32′. 22 x 15.

Na segunda etapa, as duas equipes voltaram determinadas a fechar a porta. Aos 49′, Nikora reduziu com penal para o Connacht, mas o Ulster manteve o jogo sob controle, e impediu a reação do oponente. Os White Knights sacramentaram a vitória no finzinho, com try de Tommy Bowe, aos 71′, que quebrou por completo o Connacht, agora sem reação. Aos 74′, Payne se aproveitou e fez mais um try para o Ulster, dando números finais ao encontro: 34 x 18.

O Leinster, por sua vez, teve vida fácil: enfrentou fora de casa o fraco time do Zebre, lanterna da competição, que ainda não conquistou uma vitória sequer. 41 x 22 foi o resultado do jogo, que começou equilibrado na primeira etapa. Jogando para dar enfim uma alegria para sua torcida, o time italiano deixou o jogo empatado em 17 x 17 após 40 minutos, com Sinoti e Halangahu fazendo seus 2 tries. Porém, o Leinster massacrou depois do intervalo, fechando uma vitória de 5 tries.

As Zebras terão apenas mais um chance de amenizar seu calvário. Na última rodada, a equipe da Emilia-Romagna receberá o Munster e lutará por sua primeira vitória em competições oficiais em um ano de existência.

 

Scarlets vencem clássico, Ospreys caem na Escócia

Os escoceses do Glasgow Warriors se mantiveram na luta pela liderança com uma grande vitória em casa sobre os atuais campeões Ospreys, que soferam um duro golpe na briga por uma vaga no mata-mata. O time escocês foi soberano durante todo o jogo, fazendo 3 tries logo no primeiro tempo, com o pilar Ryan Grant, aos 11′ e aos 30′, e Sean Maitland, aos 17′, fazendo 22 x 3 no intervalo.

Com Ryan Jones e Ryan Grant recebendo cartão amarelo no início do segundo tempo, a partida se abriu, e Griffiths reduziu com try a desvantagem galesa. Porém, aos 56′, Matawalu fez o quarto try escocês, praticamente matando o jogo. Os Ospreys reagiram com try de Lewis, aos 61′, mas Van der Merwe deu números finais fazendo o quinto try dos Warriors nos acréscimos. 35 x 17. Festa para o Glasgow Warriors e festa para John Barclay, que completou 150 jogos pelo time.

A derrota dos Ospreys ajudou os Scarlets, que venceram o clássico galês contra o eliminado Cardiff Blues e assumiram a quarta posição da liga, com 4 pontos a mais que os Ospreys. O time de Llanelli se mostrou muito superior aos Azuis, fazendo todos os 3 tries da partida. Apesar dos 2 penais chutados por Hafpenny para Cardiff, os vermelhos tiveram vantagem na primeira etapa, indo para o intervalo na frente por 10 x 8, graças ao try de Jonathan Davies, aos 25′, e ao penal chutado por Owen Williams, aos 40′. O jogo seguiu apertado até os 58′, quando Jonathan Davies deu o passo decisivo para os Scarlets, fazendo o segundo try da equipe. Os Blues sentiram e o terceiro try saiu aos 66′, com Liam Williams, fechando a vitória por 24 x 6.

Os Scarlets agora precisam de um empate em casa com o Treviso para se garantirem nas finais, mas podem até perder se os Ospreys não forem capazes de derrotar fora de casa o Leinster.

 

Munster perde mais uma

Em jogos que não valiam mais nada, o Munster perdeu mais uma, caindo diante dos Dragons por 30 x 24. Os irlandeses, que se preparam para o duelo decisivo da Heineken Cup contra o Clermont, colocaram em campo seus reservas e, mesmo assim, deram trabalho para o fraco time galês.

Por fim, o Benetton Treviso vencer com imponência o Edinburgh na Itália: 30 x 10. Na próxima sexta-feira, Treviso receberá o Connacht em jogo adiado.

 

Viadana vence clássico lombardo e assume a ponta do EccellenzaPor Giorgio Vuerich

O Viadana conquistou a liderança do Campeonato Italiano ao obter sua 18ª vitória batendo fora de casa o Calvisano, por 18 x 15, depois de um jogo emocionante na pontuação e jogado por duas equipes com muita lealdade.

I Cavalieri Prato e Mogliano permaneceram em terceiro e quarto lugar ao conquistarem pontos-bônus contra Petrarca Padova (33 x 11) e Lazio (32 x 24), respectivamente. Para o Mogliano, a vitória foi crucial e justamente em dérbi do Vêneto.

E houve surpresa na luta para evitar o rebaixamento. A primeira vitória da temporada do Crociati Parma se deu contra Fiamme Oro, 27 x 13, reabrindo a luta contra o descenso à Serie A. Agora, o Crociati estão apenas dois pontos atrás do L’Aquila, com a vantagem do mando de campo no confronto direto do último jogo da temporada. L’Aquila foi atropelado por 67 x 03 pelo Rovigo. enquanto San Donà venceu o Rugby Reggio por 41 x 17.

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Dragons 30 x 24 Munster, em Newport

Glasgow Warriors 35 x 17 Ospreys, em Glasgow

Connacht 18 x 34 Ulster, em Galway

Benetton Treviso 30 x 10 Edinburgh, em Treviso

Scarlets 24 x 6 Cardiff Blues, em Llanelli

Zebre 22 x 41 Leinster, em Reggio Emilia

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Calvisano 15 x 18 Viadana, em Calvisano

Lazio 24 x 32 Mogliano, em Roma

Rovigo 67 x 03 L’Aquila, em Rovigo

Crociati 27 x 13 Fiamme Oro Roma, em Parma

I Cavalieri Prato 33 x 11  Petrarca Padova, em Padova 

San Donà  41 x 17 Rugby Reggio, em San Donà