Tempo de leitura: 18 minutos

leinster munster 2013

O RaboDirect Pro12 segue eletrizante, com a liderança passando de mão em mão a cada rodada. Na 20ª e antepenúltima rodada, quem falou mais alto foi o Ulster, que voltou à ponta da tabela após superar os Dragons e contar com a derrota fora de casa do Glasgow Warriors para os Scarlets, que segue em sua luta pelo mata-mata. A vitória não rendeu a quarta posição aos Scarlets, já que seus concorrentes, os Ospreys, também venceram. Porém, o grande jogo da rodada foi outro: o clássico irlandês entre Leinster e Munster, que acabou com vitória do Leinster e eliminação do Munster.

 

- Continua depois da publicidade -

Batalhas na Irlanda

O Ulster não teve problemas para passar pelos fracos Dragons m Belfast. A liderança foi conquistada com 31 x 5 e ponto-bônus para os norte-irlandeses. O primeiro tempo foi um passeio, com direito a 24 x 0, graças aos tries de Bowe, Olding e Cave. No segundo tempo, o Ulster não demorou a garantir sua classificação, com try de Marshall, aos 45′. Os galeses ainda reduziram com um try de honra, de Prydie, mas foi só.

Já em Limerick, o superclássico irlandês foi muito mais emocionante, com o Leinster garantindo seu triunfo sobre o Munster apenas no fim do jogo. O Leinster começou melhor, abrindo 9 x 0 com 3 penais chutados por Madigan. Porém, a reação do Munster foi fulminante, com 2 tries em sequência. O primeiro, aos 21′, com Keatley, pela ponta, após turnover de Varley. O segundo, aos 27′, com Felix Jones, após o volante. Com ambas conversões perdidas por O’Gara, Madigan recolocou o Leinster em vantagem com novo penal, 12 x 10. Na segunda etapa, Keatley consertou as coisas para o Munster e chutou 2 penais logo de saída, fazendo 16 x 12. Aos 50′, Madigan arrematou novo penal, e o jogo ganhou ares dramáticos até o fim. O desfecho foi obra de Brian O’Driscoll, rompendo os tackles para cravar o try da vitória do Leinster aos 71′. 22 x 16. Com a vitória, o Leinster garantiu a vice-liderança, enquanto o Munster foi matematicamente eliminado da disputa por uma vaga no mata-mata final.

 

Batalhas em Gales

Ulster e Leinster se beneficiaram da derrota fora de casa do então líder Glasgow Warriors, que agora ocupa a terceira posição. Os escoceses não resistiram aos determinados Scarlets, que brigam por cada ponto para se garantirem no mata-mata. Os galeses não deram chances aos Warriors, e abriram 13 x 0 em menos de 20 minutos, com try de Ken Owens, no pick and go, e mais 2 penais chutados por Owen Williams. Os escoceses esboçaram uma reação com penal chutado por Jackson, mas Owen Williams desferiu um drop goal logo na sequência. Logo na sequência, Jackson ainda deu o troco com novo penal, 16 x 6. A reação de Glasgow não se confirmou, com Liam Williams marcando o segundo try dos Scarlets logo no início do segundo tempo. O try foi um duro golpe nos escoceses, que não fizeram mais nada. Owen Williams ainda chutou mais 3 penais para o time de Llanelli, fechando o placar em 29 x 6.

Os Scarlets seguem com a mesma pontuação dos Ospreys. Porém, são os Ospreys que levam vantagem no saldo de pontos, ocupando a quarta posição. O time de Swansea também não teve problemas para confirmar mais uma vitória, superando o Benetton Treviso por 28 x 3. O primeiro tempo foi morno, com o primeiro try saindo apenas aos 39′, com Ben John. No segundo tempo, Dan Bigar aumentou a vantagem para os Ospreys com try aos 50′, mas os italianos se postaram bem na defesa e seguraram os galeses até o fim, sofrendo o terceiro try apenas aos 80′, com Rhys Webb.

 

Fechando a rodada e pensando na próxima

Outras duas partidas foram realizadas no Pro12, mas nada valeram. Na Escócia, o Edinburgh continuou sua fraca campanha sendo derrotado em casa pelo Connacht, 32 x 24. Já em Gales, o Cardiff Blues impôs a 20ª derrota na liga ao Zebre, 28 x 13.

Na próxima rodada, os destaques são os duelos Glasgow Warriors x Ospreys, decisivo para ambos, Scarlets x Cardiff Blues e Connacht x Ulster. Dos primeiros colocados, apenas o Leinster terá vida muito fácil, visitando o Zebre.

 

Viadana vence Prato, mas Calvisano lidera o Eccellenza por Giorgio Vuerich

Pela 19ª rodada do Campeonato Italiano, o Viadana venceo o Prato com um penal a 6 minutos do final do jogo,  fazendo 26 x 24 para se confirmar no segundo lugar da classificação a três jogos do playoff. Já o Calvisano ganhou fácil contra o L’Aquila, 52 x 19, se isolando na liderança. Também venceram o Padova, sobre o Crociati, 52 x 19, e o Mogliano, no clássico “trevigiano” sobre San Donà. 40 x 17. Com isso, ambos seguem disputando a quarta posição do camoeonato. O Rovigo, por sua vez, praticamente deu adeus à briga pelo mata-mata ao perder em Roma contra o Fiamme Oro, 15 x 6. Já o Rugby Reggio venceu a Lazio, 28 x 23.

A próxima será no dia 20 de abril e será muito interessante, com o clássico em Calvisano entre as duas equipas que estão no topo – Calvisano e Viadana, que podem fazer uma final antecipada.

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Ulster 31 x 5 Dragons, em Belfast

Scarlets 29 x 6 Glasgow Warriors, em Llanelli

Edinburgh 24 x 32 Connacht, em Edimburgo

Cardiff Blues 28 x 13 Zebre, em Cardiff

Munster 16 x 22 Leinster, em Limerick

Ospreys 28 x 3 Benetton Treviso, em Swansea

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Mogliano 40 x 17 San Donà, em Mogliano

Petrarca Padova 52 x 19 Crociati, em Padova

Reggio 28 x 23 Lazio, em Reggio Emilia

L’Aquila 6 x 59 Calvisano, em L’Aquila

Fiamme Oro 15 x 6 Rovigo, em Roma

Viadana 24 x 24 I Cavalieri Prato, em Viadana