Tempo de leitura: 5 minutos
Novidade no Portal do Rugby. Após cada fim de semana, vamos comentar a rodada, além do que rola nas partidas, trazendo aos leitores uma visão mais abrangente dos campeonatos, comentando a classificação e a performance das equipes.
Primeiro turno da elite paulista se aproxima do final
Em São Paulo, o Pasteur, atual campeão, venceu sua terceira partida e segue com uma campanha irrepreensível. Três jogos, três vitórias, três pontos de bonificação, cento e vinte pontos marcados e ZERO sofridos. Atenção especial para os pontos extras conquistados, que fizeram a diferença na conquista do ano passado e já mostra o seu valor agora. Contra os mesmos adversários, o São José conquistou apenas um ponto extra, e mantém o atual campeão brasileiro com dois pontos a menos, na segunda colocação. No próximo sábado, as equipes se enfrentam no encerramento do primeiro turno, na Arena Paulista, palco da única derrota joseense em 2013.
A vitória do São José foi suada. Com desfalques dos dois lados, as equipes fizeram um duelo equilibrado e definido somente nos minutos finais, como era esperado na reedição da grande final do Super 10 de 2012. Também como no ano passado, os pés estão sendo decisivos para o jogo joseense, com grande atuação de Rafael Morales nos penais e conversões. O SPAC por sua vez vem sentindo mais falta dos seus nomes que estão defendendo a seleção, apesar da reposição, vinda do time campeão M18 do último ano, ser de grande qualidade.
Últimos times pontuam na série B Paulista
A terceira rodada da segunda divisão paulista vai chegando ao fim, e aos poucos, algumas equipes começam a se descolar do grupo. Jacareí, Poli (com um jogo a menos) e Wallys seguem invictos, com quatro pontos de vantagem sobre o Ilhabela, que marcou seus primeiros pontos na competição, uma boa vitória sobre o União Rugby Alphaville em casa. O time de Barueri está na penúltima posição, à frente apenas do Templários, que depois de duas partidas ruins, finalmente mostrou a que veio na competição, saindo na frente do Wallys, mas deixando a vitória escapar no final.
O Urutu foi mais um a vencer pela primeira vez. Os estreantes da divisão venceram o Tornados Indaiatuba, atual campeão da Copa do Brasil e ultrapassou o time do interior na classificação, deixando o Tornados em uma incômoda quinta posição.
Em um torneio com quatorze rodadas, muito pode acontecer, mas a luz amarela deve acender em alguns clubes depois de mais duas rodadas.
Universitário Paulista recomeça
O Universitário paulista recomeçou nessa semana, agora com regulamento, E a UNIP, composta por mix de veteranos, novos talentos da faculdade e jogadores renomados (poucos atuaram na estreia) achou a fórmula certa para formar um time competitivo. A equipe conseguiu uma boa vitória sobre a Engenharia Mackenzie, por 48 a 5. O Direito Mackenzie, com renovação em relação ao time campeão de 2011, também venceu, contra a Mauá, retornando à elite da categoria após muitos anos.
Fechou a rodada a PUC, voltando depois de muito tempo a contar com um time universitário, com vitória sobre outro estreante, o Pacto Mackenzie,
Paranaense encerra segunda rodada
O Paranaense já chegou à sua terceira rodada, e pelo que se pôde ver na última partida contra o Londrina (não esquecendo do título do Maringá Hawks, única equipe a conquistar o estadual além do time da capital), a supremacia dos Touros de Curitiba vai encontrando rivais cada vez mais duros de bater. O Curitiba lidera com duas vitórias e é o favorito para mais um título, mas ainda não mostrou tudo o que pode fazer e está aquém do que jogou no ano passado.
Maringá e Londrina realizaram bons jogos até o momento, e tem tudo para travar um duelo particular para alcançar ao menos o vice-campeonato. Os Hawks se beneficiam dos pontos extras, e não deixaram o Curitiba escapar, apesar do empate com o Urutau. Ambas equipes possuem um plantel muito bom, e resta ver como se comportarão em um campeonato longo.
Vizinho aos curitibanos, está o Urutau, que joga em São José dos Pinhais. A equipe, que terminou em penúltimo no ano passado, conquistou um empate com o Maringá fora de casa, mas perdeu para o Londrina, e ocupa a quinta posição. Em um campeonato em que se classificam os quatro melhores para semifinais, devem brigar com o Lobo Bravo pela vaga. O time do Lobo Bravo, de Guarapuava, contratou um treinador com passagem pelo Curitiba, e está tomando ações de longo prazo, investindo nas categorias formativas. Com uma vitória e uma derrota, ainda podem evoluir bastante. Os estreantes do Toledo encararam o Curitiba logo na estreia, e depois fizeram bonito contra o Lobo Bravo na partida seguinte, mesmo saindo derrotado e mostrou muita vontade. Resta saber se será suficiente para subir na tabela.
Liga Nordeste
Piauí e Orixás são os primeiros semifinalistas da Liga Nordeste 2013. Ambas equipes se classificaram após a rodada do fim de semana, com vitórias sobre o Maranhão e Maceió, respectivamente. O novo formato com quatro grupos e mais equipes aumentou a emoção do torneio e propiciou boa renovação dos classificados. Em relação a 2012, apenas o Alecrim deve ficar novamente entre os quatro melhores. Para isso, basta manter o seu favoritismo ante o Sertões (que decidiu o grupo norte da Liga em 2012) e seguir com a defesa inabalada, com duzentos pontos marcados e nenhum sofrido tão impressionante quanto os baianos do Orixás, que já anotaram mais de trezentos pontos em em quatro jogos, sofrendo apenas dezenove. Será que estamos presenciando um renascimento do Rugby baiano?
Rio Rugby e Niterói lideram na elite Fluminense
O Niterói reencontrou o adversário da final fluminense de 2012, o Guanabara, e conseguiu uma importante vitória, que colocou os rubro-negros na liderança do estadual, ao lado do Rio Rugby, que suou para bater o Volta Redonda, recém egresso da segunda divisão estadual, por apenas 8 a 7, o suficiente para seguir com saldo superior ao Niterói. Apesar da derrota, o Volta conseguiu seu primeiro ponto da tabela, deixando o Friburgo para trás, lembrando que o torneio terá semifinais.
Charrua vence o clássico de Porto Alegre
Um dos jogos mais esperados do Gauchão é a disputa entre os principais clubes da capital, Charrua e San Diego, ambos bicampeões estaduais. O Charrua, primeiro time do estado saiu-se com a vitória, oque em outros tempos poderia significar uma posição mais privilegiada na tabela, mas com o novo formato, de turno e returno, dá nova chance para o adversário derrotado se recuperar na competição.
Serra e Brummers, ainda um degrau abaixo das demais equipes do estado, realizam uma disputa à parte por um lugar entre os quatro semifinalistas, e nesse ano não foi diferente no primeiro turno. As equipes empataram em dezenove pontos, adiando a decisão de quem deve levar a quarta vaga para o returno. O Farrapos segue líder, com duas vitórias e dez pontos.