Tempo de leitura: 5 minutos
Falecimento de Samueli Naulu, Dai Youngs nos Barbarians, Ewen McKenzie, Scarlets e WRU em choque, All Blacks com lucros, grupo de elite feminino da NZRU, França x Blues e muito mais pelo mundo do rugby.
Falece Samueli Naulu
A semana foi de luto em Fiji e na França. Faleceu no último dia 30 o ponta fijiano Samueli Naulu (foto), que atuava pelo Perpignan, no Top 14 francês. O jogador dirigia seu carro às 5h00 da manhã numa estrada no sul da França quando colidiu com uma árvore. Na sexta-feira, o Perpignan enfrenta o Toulouse pela Amlin Challenge Cup, e homenagens deverão ser prestadas ao atleta.
Fonte: L’Équipe
Dai Youngs será o treinador dos Barbarians diante dos Lions
O técnico e ex-jogador galês Dai Youngs, atual diretor de rugby do London Wasps, aceitou o convite feito pelos Barbarians e comandará a equipe na partida do dia 1º de junho em Hong Kong contra os British and Irish Lions, a primeira partida do Lions Tour 2013.
Youngs também comandará os Barbarians no dia 26 de maio contra a Inglaterra em Twickenham, Londres.
Fonte: Barbarians
Ewen McKenzie quer assumir a Irlanda
O técnico australiano Ewen McKenzie, campeão do Super Rugby com o Queensland Reds em 2011, afirmou nesta semana que gostaria de assumir o comando da seleção da Irlanda a partir do segundo semestre. O treinador anunciou que não renovará seu contrato com os Reds, que acaba no meio do ano. Com a saída de Declan Kidney, a seleção da Irlanda será comandada em junho pelo interino Les Kiss.
Fonte: Planet Rugby
Scarlets em colisão com a União Galesa de Rugby
Os Scarlets, de Llanelli, uma das quatro representações regionais do País de Gales no RaboDirect Pro12, entrou em colisão com o novo órgão da União Galesa de Rugby (WRU) que rege o rugby das equipes regionais, Regional Rugby Wales. Os Scarlets criticaram o órgão por “não fazer nada” diante da proposta quase irrecusável do Northampton Saints, da Inglaterra, para contratar o ponta George North, que joga em Llanelli e na seleção. NNorth ainda não confirmou se irá para os Saints, mas se for ele se juntará a nomes centrais da seleção galesa que saíram dos times regionais do Pro12 e migraram para outros países – como James Hook, Mike Phillips, Paul James, Dan Lydiate e Jamie Roberts. Ao contrário dos clubes de Inglaterra e Franças, os times galeses do Pro12 são franquias regionais, que são vinculados diretamente à WRU, sendo que os atletas das equipes também têm contratos com a WRU, que poderia propor aumentos salariais. Para tentar barrar o êxodo de atletas da seleção, que buscam melhores salários na França e na Inglaterra, a WRU criou o Regional Rugby Wales, mas a entidade vem sendo criticada por agir pouco a fim de frear o fluxo de jogadores.
Fonte: Planet Rugby
Mais um All Black no Japão
Não é só Gales que vem perdendo atletas para mercados mais ricos. A Nova Zelândia também não vem conseguindo manter no país para o segundo semestre – quando são disputados a ITM Cup e o The Rugby Championship – jogadores que já vestiram a camisa dos All Blacks. Anthony Boric, segunda linha dos Blues, assinou nesta semana contrato de dois anos com o o time japonês Mitsubishi Dynaboars, onde também atua hoje o galês Shane Williams. O destaque é que os Dynaboars estão hoje na segunda divisão do Campeonato Japonês, de fora da Top League 2013-14.
Fonte: Planet Rugby
All Blacks: enfim, lucros
Apesar de perder alguns importantes atletas para o exterior, os All Blacks finanlmente voltar a registrar lucros em sua contabilidade, o que não acontecia incrivelmente desde 2008. Mesmo tendo a mais forte marca do rugby mundial, a União Neozelandesa de Rugby (NZRU) vinha acumulando prejuízos em suas contas, sobretudo no período de realização da Copa do Mundo de 2011. O prejuízo acumulado já era de US$ 2,5 milhões, mas o novo contratado fechado com a seguradora AIG rendeu à NZRU lucros em 2012 de US$ 2,7 milhões. O lucro se deu às custas de pela primeira vez na história os All Blacks permitirem um patrocinador em seu uniforme, quebrando uma longa tradição, o que recebeu inúmeras críticas de todas as partes.
Fonte: Terra
Nova Zelândia nomeia grupo feminino de alta performance
O técnico da seleção feminina da Nova Zelâdia Sean Horan anunciou seu grupo de 26 jogadoras de alta performance, que trabalhará a partir de agora com vistas para a Copa do Mundo de Sevens e já pensando nos Jogos Olímpicos de 2016. Confira a lista:
Linda Itunu, Huriana Manuel, Kayla McAlister, Tyla Nathan-Wong, Portia Woodman, Olivia Bird, Alexis Tapsell, Ruby Tui, Hazel Tubic, Renee Wickliffe, Shakira Baker, Sarah Goss, Hayley Hutana, Kristina Sue, Selica Winiata, Amanda Rasch, Kelly Brazier, Halie Hurring, Michaela Blyde, Gayle Broughton, Lauren Burgess, Francea Hansen, Ariana, Hira-Herangi, Honey Hireme, Carla Hohepa, Shiray Tane.
Fonte: ScrumhalfConnection
França duela com os Blues de Auckland em junho
A Federação Francesa de Rugby confirmou que além das três partidas que os Bleus farão em junho contra os All Blacks na Nova Zelândia, o XV de France também travará um embate com o time dos Blues, em Auckland, equipe do Super Rugby. O jogo será no dia 11, terça-feira, no North Harbour Stadium.
Fonte: NZRU
Copa de Rugby da Oceania encerra gira pela Nova Zelândia
Apenas uma partida movimentou a Copa de Rugby da Oceania, a gira dos segundos times de Fiji, Samoa, Tonga e Japão por Austrália e Nova Zelândia. O time B dos Highlanders atropelou o Junior Japan por 63 x 10, e agora as giras terão uma pausa, até retornarem com os confrontos entre as quatro equipes.
Highlanders Development 63 x 10 Junior Japan, em Dunedin
Vídeos da ARFU Division I
Na última quarta-feira, a ARFU Division I, a segunda divisão do rugby de seleções da Ásia, teve sua segunda rodada. Confira os vídeos dos melhores momentos! Para mais sobre o torneio, clique aqui.
Cazaquistão x Taiwan
Sri Lanka x Tailândia