georgia campeã 2013

Tempo de leitura: 16 minutos

georgia campeã 2013

O sábado também foi marcado pela última rodada do Europeu de Nações 1A 2013, a divisão de elite do segundo escalão europeu. A Geórgia confirmou seu favoritismo e garantiu seu terceiro título consecutivo, graças ao empate em 9 x 9 fora de casa contra a rival Romênia, mantendo de quebra a posse da Copa Antim, o troféu dado ao vencedor do confronto anual entre georgianos e romenos.

O jogo foi muito parelho e sem espaços, com as duas equipes fazendo o que melhor saem fazer: fases e mais fases. Vlaicu e Kvirikashvili anotaram 3 penais para cada lado, encerrando o duelo em 9 x 9, para a tristeza da torcida romena que foi o estádio Arco do Triunfo. Sexto título na história dos Lelos e vice-campeonato para os Stejari, ambos muito próximas de uma classificação à Copa do Mundo.

- Continua depois da publicidade -

 

Rússia em terceiro

O terceiro lugar do Europeu de Nações ficou com a Rússia, que superou por 43 x 32 a surpreendente Bélgica, em chuva de tries em Sochi. O resultado foi bom para os dois lados. A vitória bonificada fez com que os russos abrissem nada menos que 7 pontos sobre Portugal, quarto colocado, na briga pela repescagem para a Copa do Mundo de 2015, e reduzisse para 5 pontos sua distância da vice-líder romena, em briga por uma vaga direta no Mundial. Para os belgas, a derrota bonificada garantiu que os Diabos Negros escapassem da lanterna.

 

Empate no dérbi ibérico e desespero espanhol

Em Santiago de Compostela, na Galícia, a Espanha recebeu Portugal, em jogo contra as últimas posições do Europeu de Nações. Os espanhóis levaram a pior, saindo de campo com um amargo empate por 9 x 9, que os manteve na lanterna da competição, ameaçados pelo rebaixamento, que só será decidido no ano que vem, com o mando dos jogos invertido, completando a série bianual de todos contra todos, em turno e returno. O empate também não foi bom para os Lobos, que estão apenas 2 pontos acima de belgas e espanhóis, lutando contra o descenso. Com o resultado, georgianos, romenos e russos abriram boa vantagem na briga pelas vagas no Mundial de 2015.

 

Lanterna para os tchecos, lavada para os cipriotas

Mais duas partidas pelas divisões inferiores movimentaram a Europa. Pela 1ª divisão B, a Moldávia recebeu e venceu com ponto-bônus a República Tcheca por 37 x 12, deixando a lanterna da divisão justamente para o tchecos, que já encerraram o primeiro turno do certame.

Na 2ª Divisão C, nenhuma novidade com o massacre imposto pelo Chipre sobre a Bulgária: 79 x 10. Com o resultado, os cipriotas ampliaram a vantagem na liderança da divisão, se firmando como os grandes favoritos à promoção.

 

1fira-aerrwc 2015

1ª Divisão A do Europeu de Nações – 1ª divisão da FIRA-AER

Rússia 43 x 32 Bélgica, em Sochi

Romênia 9 x 9 Geórgia, em Bucareste

Espanha 9 x 9 Portugal, em Santiago de Compostela

 

Lista de campeões do Europeu de Nações (desde 2000)

1 – Geórgia – 6 títulos

2 – Romênia – 4 títulos

3 – Portugal – 1 título

 

1ª Divisão B do Europeu de Nações – 2ª divisão da FIRA-AER

Moldávia 37 x 12 República Tcheca, em Chişinău

 

2ª Divisão C do Europeu de Nações – 5ª divisão da FIRA-AER

Chipre 79 x 10 Bulgária, em Paphos