fpr

Tempo de leitura: 2 minutos

A temporada oficial do rugby paranaense começa neste final de semana com dois jogos pelo CPR 2013 – Campeonato Paranaense de Rugby. Em Guarapuava, o Lobo Bravo recebe o Hawks Maringá, enquanto em São José dos Pinhais, o Urutau recebe o Londrina, atual vice-campeão, desbancando o Maringá. O Londrina também foi o representante do estado no BR Sevens, ao lado do forte time do Curitiba.

O certame deste ano inclui ainda o atual bicampeão estadual e vencedor de 5 dos 6 estaduais até hoje disputados, o Curitiba e o debutante na elite, o campeão da Copa Paraná Toledo Rugby que jogam somente no dia 09 de março.

- Continua depois da publicidade -

Além disso, este ano marca a estreia do campeonato junior M18, com as equipes do Curitiba, Lobo Bravo, Toledo e Maringá/Cianorte que atuarão juntas na temporada de Rugby XV este ano.

O certame adulto será disputado de março a meados de junho, sendo a melhor equipe colocada, com exceção do Curitiba que joga o Super 10, será a representante do estado para disputar a Copa do Brasil. Ano passado o vice estadual foi o Londrina que também ficou com o vice da Taça John Swann, o Paranaense de Rugby 7’s e se habilitou a participar do Brasil Sevens início deste ano. Na Copa do Brasil, o Londrina acabou eliminado pelo Tornados Indaiatuba (SP) que viria a se sagrar campeão da competição.

Além do Londrina, um reestruturado Lobo Bravo promete voltar a brigar pelas primeiras posições. Atuando junto aos jovens, a equipe de Guarapuava quer voltar a ser a grande força do interior do Estado. Ao seu lado está o Hawks Maringá, único clube até o momento que conseguiu quebrar a hegemonia dos Touros da capital e que após mudanças em seu comando, atuará em conjunto com o time do Tempestade Cianorte na temporada de Rugby XV.

As equipes jogam em turno único, classificando-se as quatro melhores que jogam semi e finais.

 

Veja a tabela de jogos completa!

 

Muitas novidades também no feminino

Pela primeira vez o calendário feminino cobre o ano todo. Além do Sul Brasileiro a ser disputado por dois representantes de cada Estado de março a maio, as meninas contam com etapas exclusivas. Em março jogam em Londrina, maio Curitiba, agosto em Londrina e em outubro e novembro jogam junto com os juvenis e adultos nas etapas de Toledo e Curitiba respectivamente na Taça John Swann.

16/03 – 1ª etapa:Londrina

25/05 – 2ª etapa:Curitiba

10/08 – 3ª etapa:Cascavel