Tempo de leitura: 3 minutos

Por Luís Kolle 

Em um dia muito chuvoso, a Itália recebeu oPaís de Gales pela terceira rodada do Six Nations no estádio Olímpico. Itália jogou sem seu capitão, Sérgio Parise, suspenso por trinta dias, e tentava se recuperar da derrota para a Escócia na última rodada e assim manter o sonho de ganhar 4 partidas em um torneio, fato inédito. Só que a equipe da bota enfrentou o atual campeão do torneio e a equipe que sonhava em brigar pelo título na última rodada, quando joga contra a Inglaterra.

- Continua depois da publicidade -

O jogo iniciou com um bom equilíbrio no jogo de base dos forwards, mas com uma penalidade cometida pela Itália, Halfpenny abriu o placar. O embate no scrum se intensificou e, em uma quebra feita por Gales, o árbitro anotou a penalidade convertida por Kristopher Burton, igualando o placar em 3 a 3. Aos quinze minutos, nova penalidade para os galeses, novamente convertido. Depois de cinco minutos, o scrum italiano sucumbiu novamente frente ao galês e Halfpenny manteve 100% de aproveitamento, colocando seis pontos de vantagem no placar.

Aos 29 min, os problemas com o scrum continuaram, desta vez do lado galês, e mais um penal cedido para os italianos, que diminuíram novamente com Burton, antes do fim do primeiro tempo. Antes da cobrança, o árbitro assinalou que não mais toleraria outra falha de scrum e que puniria o responsável pela quebra de novos scrums. 

Aos quatro minutos da segunda etapa, ocorreu o momento decisivo: em um ataque do País de Gales, após limpar uma bola de um ruck, Mike Philips efetuou um chute para o alto e a indecisão da defesa italiana foi catastrófica. Jonathan Davies se aproveitou da situação e anotou o primeiro try da partida para os dragões. Try convertido por Halfpenny, deixando o placar em 16 a 6 para os visitantes.

Mas Itália, jogando em casa, no estádio Olímpico, não desistiu. Foi para cima do time galês com o apoio da torcida e aos dez minutos em uma jogada de base após duas fases, o ruck italiano acabou invadido por um forward adversário e assim foi assinalado mais um penal, convertido por Burton, o seu terceiro do dia. 

Desde a conversa com os capitães até os treze minutos da segunda etapa, os scrums não apresentaram problemas, mas a Itália novamente falhou neste quesito e cinco minutos depois, que como resultado levou à punição do capitão italiano, Martin Castrogiovanni com um cartão amarelo.

Fragilizada, a equipe italiana não conseguiu mais segurar a linha de ataque galesa e, aos 20min, Alex Curthbert irrompeu pela equipe italiana e anotou o segundo try da partida que, ao ser convertido por Halfpenny, produziu um efeito devastador no ânimo dos jogadores e da torcida italiana e deu números finais ao placar. 

Após este resultado, a Itália viajará para encarar a líder Inglaterra, e Gales irá até Edimburgo para encarar a Escócia visando uma vitória para decidir o título na última rodada contra os ingleses, em casa.

 

Placar final: Itália 09 X 26 País de Gales

Itália

Penais: Burton (3)

 

País de Gales

Tries: Davies, Cuthbert

Conversões: Leigh Halfpenny (2)

Penais: Leigh Halfpenny (4)

 

Classificação após três rodadas

Foto: RBS Six Nations