Tempo de leitura: 10 minutos
A Premiership inglesa encerrou o ano de 2012 neste final de semana com a realização de sua 12ª rodada, primeira do returno da liga. As quatro primeiros posições da competição ficaram inalteradas, com Harlequins, Saracens e Tigers vencendo importantes desafios e confirmados que são, sem dúvida, os grandes candidatos ao título nacional.
Harlequins vence dérbi contra os desesperados Exiles
Com o estádio de Twickenham lotado, com 82 mil torcedores, os Harlequins derrotaram o London Irish no clássico londrino da rodada. A vitória era mais do que esperada e garantiu a primeira posição para os atuais campeões ingleses.
O primeiro tempo foi de grande equilíbrio, muito físico e com poucas linhas de passe, fruto das condições da partidsa. Com Nick Evans e Ian Humphreys chutando 2 penais cada, o duelo foi para o intervalo em 6 x 6.
Evans e Humphreys iniciaram a segunda etapa trocando novos penais e, aos 51′, a superioridade dos Quins foi confirmada, com Danny Care cravando o primeiro try da peleja. Humphreys ainda descontou para os Exiles com mais 2 penais, contra 1 de Evans, matendo o jogo em aberto até os minutos finais. Porém, aos 77′, o pack dos Quins liquidou com a partida, arrancando o penal try da vitória. Fim de jogo, 26 x 15 para os Harlequins, e desespero para o London Irish, penúltimo colocado da liga, agora com apenas 1 ponto na frente da zona de rebaixamento.
Saracens superam Saints
Os Sarcens seguem na cola dos Harlequins. A equipe campeã de 2011 optou por mandar sua partida diante do forte Northampton Saints na cidade de Milton Keynes, apostando em encher o estádio também com torcedores dos Saints. O confronto entre os dois poderosos elencos foi de alto nível e com emoções reservadas até o fim.
O sul-africano John Smith abriu o placar para os Sarries logo aos 6′, fazendo o primeiro try do jogo, após belo volante. Charlie Hodgson ampliou o placar para os rubronegros com mais 2 penais no primeiro tempo, antes que Phil Dowson cravasse o primeiro try dos Saints, aos 23′, deixando o placar novamente em aberto. Antes do intervalo, Stephen Myler ainda reduziu o placar para 11 x 10, com penal a favor de Northampton.
Os Saints cresceram no jogo e, superiores no scrum, viraram o placar antes da metade do segundo tempo, com 2 penais chutado por Myler. Os Saracens conseguiram. Contudo, aos 60′, Owen Farrell reduziu o placar para os londrinos, e virou o marcador aos 67′, com novo penal. Os minutos finais foram tensos, mas os Saracens souberam segurar o placar e triunfaram por 17 x 16.
Leicester vence confronto direto com o Gloucester
Jogando em casa, o Leicester Tigers confirmou a terceira posição na liga com importante vitória sobre o quarto colocado Gloucester. O primeiro tempo deu vantagem aos visitantes, que somaram 6 x 3, com 2 penais chutados por Freddie Burns. O mesmo Burns ainda ampliou o marcador para 9 x 6 no início da segunda etapa. aproveitando a inferioridade numérica de Leicester, que teve seu abertura George Ford recebendo cartão amarelo. Mas, a reação dos Tigres não tardou. Aos 46′, Ben Youngs serviu o centro Anthony Allen, que anotou o único try do jogo a favor dos Tigers. Sem a conversão, a virada veio apenas aos 54′, com penal chutado por Ford. O abertura ainda chutou outros 2 penais, enquanto Burns arrematou 1. No final do jogo, Gloucester foi com tudo para cima, pressionando ferozmente os anfitriões, que foram premiados pelo exímio trabalho defensivo, afastando os Cherry and Whites da área de meta. Fim de jogo, 17 x 12 para os verdes.
Sale Sharks vence e respira
Jogando em casa, o Sale Sharks encerrou o ano enfim com alegria. A equipe do Norte conseguiu sua segunda vitória na temporada, reduzindo para apenas 1 ponto sua diferença para o London Irish na luta contra o rebaixamento. Os Sharks bateram o Worcester Warriors por 33 x 27, após ficar atrás no placar por 16 x 14 no intervalo. Richie Gray, aos 20′, Gaskell, aos 36′, e o veterano Mark Cueto, aos 59′, fizeram os tries da vitória dos Tubarões Azuis, que tiveram ainda Danny Cipriani chutando certeiramente 4 penais e 3 conversões.
Vitória dos Wasps, empate entre Exeter e Bath
Jogando em Oxford, o London Wasps bateu o London Welsh e assumiu a quinta posição da liga. Tranquilos 34 x 15, com tries de Simpson, Daly e Taylor. O resultado confirmou a ascensão dos Wasps, que crescem a cada rodada.
Enquanto isso, em duelo do sudoeste inglês, Exeter Chiefs e Bath ficaram em empate de 12 x 12, na casa dos Chiefs. O resultado não foi bom para nenhum dos dois lados, especialmente para o Bath, que anotando nada menos que 2 tries na partida, e ainda assim não foi capaz de somar mais do que 12 pontos. Com o placar, Exeter ficou em sétimo lugar, enquanto o Bath ocupa o insosso oitavo posto.
Aviva Premiership – Campeonato Inglês
Sale Sharks 33 x 27 Worcester Warriors, em Salford
Harlequins 26 x 15 London Irish, em Londres
Exeter Chiefs 12 x 12 Bath, em Exeter
London Welsh 15 x 34 London Wasps, em Oxford
Leicester Tigers 17 x 12 Gloucester, em Leicester
Saracens 17 x 16 Northampton Saints, em Milton Keynes