Tempo de leitura: 3 minutos
Acostumado com a bola redonda passando de pé em pé pelo gramado, o Estádio Alberto Tavares Silva, o Albertão, foi palco de um jogo diferente na tarde deste sábado (24). As equipes Delta UFPI Rugby E Upaon Açu (MA) se enfrentaram no maior estádio piauiense em um amistoso. Depois de um jogo muito disputado e cheio de viradas, a equipe maranhense saiu vencedora pelo placar de 23 a 17.
A equipe maranhense saiu na frente, após acertar dois chutes ao gol e marcar 6 a 0 no placar. O Delta virou o jogo após um try, deixando o placar em 7 a 6. Aos 30 minutos do primeiro tempo, o Upaon Açu voltou a dianteira ao marcar 3 pontos em um penal, mas nos últimos minutos o time piauiense fez mais um try seguido de conversão, e o primeiro tempo terminou em 14 a 9 para a equipe local.
Logo no início do segundo tempo, o Upaon Açu voltou a liderar o placar, após acertar um try seguido de conversão, deixando a marcação em 16 a 14. O Delta UFPI ainda passou a frente mais uma vez, após converter um chute e somar mais 3 pontos. No entanto o time maranhense acertou o seu segundo try seguindo de conversão, finalizando o placar em 23 a 17.
Cada uma das equipes ainda tiveram um try anulado. Do lado do Upaon Açu, o jogador ultrapassou a área delimitada para marcar os pontos. Já no time do Delta UFPI, a pontuação foi cancelada por má conduta, já que o jogador comemorou com xingamentos dentro de campo, o que não é permitido.
Mesmo com a derrota, o treinador do time piauiense, Carlos Marvel, avaliou bem o amistoso.
– Foi necessário esse jogo treino como preparação, já que nós não estávamos jogando e precisamos ganhar experiência, já que estamos indo para uma competição muito forte – diz Marvel, se referindo à Liga Nordeste, que a equipe disputará em fevereiro do próximo ano.
Do outro lado, muita comemoração do Upaon Açu, time que foi formado há apenas dois meses e disputou neste amistoso o seu primeiro jogo oficial.
Um novo palco para o Rugby brasileiro?
Os times de rugby de Teresina costumam mandar seus jogos no campo da Universidade Federal do Piauí, ou em um clube local. Segundo Carlos Marvel, no entanto, está sendo estudada a possibilidade de que as equipes possam mandar seus jogos no Albertão, aproveitando-se do campo e de toda a estrutura física, como arquibancadas e vestiários.
– Aqui tem toda a estrutura, boa localização, segurança. O campo é um pouco maior, mas nós corrigimos isso refazendo a demarcação e também adaptamos as traves.
Quem também gostou da ideia foi Juan Frota, treinador da equipe do Upaon Açu, que avaliou muito bem o estádio.
– Foi um jogo fantástico em um palco sensacional. É uma gratificação imensa pode jogar aqui, só falta lotar. O estádio preenche todos os requisitos para a disputa de uma competição de rugby.
Antes do jogo deste sábado, o Albertão não recebia uma partida oficial de nenhum esporte desde o mês de agosto, quando o Comercial-PI venceu o Santos-AP em seu último jogo pela série D do campeonato brasileiro.
Foto: Wenner Tito
Fonte: Globo esporte