Tempo de leitura: 2 minutos
Está confirmado que o Moana Pasifika, nova franquia profissional das Ilhas do Pacífico, será parte do futuro Super Rugby 2022. Nesta segunda-feira, a franquia privada, baseada em Auckland (Nova Zelândia), teve sua licença permanente concedida pela New Zealand Rugby (a federação neozelandesa), tornando-se oficialmente nova integrante do Super Rugby.
O Moana Pasifika não tem vínculo direto com as federações de Samoa e Tonga, mas a proposta é que a equipe representa os dois países, oferecendo contratos profissionais para atletas polinésios. Fiji, por outro lado, segue negociando a licença permanente para sua própria franquia, o Fijian Drua, que já conseguiu financiamento oriundo do governo australiano. Tanto Moana como Drua também serão subsidiados por receitas provenientes do World Rugby.
Outra notícia do dia é a provável contratação do neozelandês, ex All Blacks, Aaron Mauger como treinador do Moana Pasifika. Mauger tem origens familiares em Samoa e Ilhas Cook e dirigiu os Highlanders até 2020.
As federações de Nova Zelândia e Austrália ainda negociam o formato do novo Super Rugby, que contará com 12 participantes: Blues, Chiefs, Hurricanes, Crusaders e Highlanders, da Nova Zelândia; Reds, Waratahs, Brumbies, Rebels e Force, da Austrália; Moana Pasifika e, provavelmente, Fijian Drua, que já tem licença provisória.
🙌 One step closer#SuperRugbyhttps://t.co/khBg0psFmu
— RUGBYcomau (@rugbycomau) July 12, 2021
📢 JUST IN | Moana Pasifika granted unconditional licence for 2022 season.
READ ➡️ https://t.co/NPRh421uL6 pic.twitter.com/NDu15hLzT3
— Super Rugby (@SuperRugbyNZ) July 12, 2021