Tempo de leitura: 3 minutos

Esta e minha primeira obra ao Blog do rugby, que fico muito agradecido ao Victor pelo convite e oportunidade de divulgar algumas de minhas paixões, que são o rugby e treinamento desportivo, focando a crianças e adolescentes.

Ciente da minha atual responsabilidade pretendo trabalhar com termos técnicos da minha profissão (Educação Física) de forma acessível ao público o leitor em geral, pois sei que a grande maioria de treinadores não são nem estudantes ou graduados nos estudos da pedagogia do movimento, infelizmente por falta de condições estruturais e por baixo interesse de meus colegas por modalidades que não compõem as quatro grandes da Ed. Física nacional (basquetebol, handebol, voleibol, futebol e seus derivados).

Nesta coluna pretendo escrever como se deve treinar uma equipe de jovensrugbiers na visão moderna e cientifica que ofereça ganhos como melhores jogadores para nosso amado esporte bretão e como melhores cidadãos na nossa sociedade, tentando usar a teoria com bússola e a prática afirmando o certo e errado me oferecendo realmente aquilo que acredito que devo escrever.

- Continua depois da publicidade -

1° quando se diz em categorias de base, está se dizendo sobre ensinar a filosofia do rugby e ciências do esporte (crescimento e desenvolvimento, pedagogia, psicologia, filosofia, preparação física entre outras).
Filosofia é algo simplesmente infinito com diversas definições quanto a do rugbyacredito que pode ser dividida em 3 partes quem completam um todo:

• Do jogo, como cooperação do grupo, rivalidade, respeitoaos adversários, a eventualidade oposta em si que este esporte oferece como, exemplo usar a força bruta para vencer com total consciência à saúde física do adversário ou manter a bola próxima do corpo e numa situação de tackle soltar imediatamente, princípios do rugby (continuidade, apoio, avanço, pressão) é claro o terceiro tempo executado de forma adequada que concretiza todos os itens acima.

• Da arbitragem, que é manter a segurança da partida, a continuidade do jogo e a diversão do espetáculo.
• Fair Play e valores éticos morais que devem ser trabalhadas em qualquer esporte.

Tendo tais características a serem desenvolvidas durante a formação de atletas é importante saber que isso deve sempre ser visto e trabalhado na periodização dos atletas. Esses itens durante uma aula ou treino podem ser feitos todos juntos ou separados, como no caso de uma situação de briga entre alunos, para se resolver essa situação momentânea deve se separar as causas no instante da ação e utilizar de meios do jogo em outras circunstâncias a reabilitação da amizade com uso de atividades cooperativas para o esporte, exemplo de um jogo 2×2, 3×3 ou situações mais especificas da partida como elevador do line-out, ruck ou maul em que se exige grande colaboração e soma das forças da equipe.

Os princípios do rugby fazem parte da tática e técnica do jogo sendo obviamente tratadas adequadamente durante esta fase.
A valorização da filosofia da arbitragem não deve ser apenas dos árbitros, mas, sim dos jogadores para que possa ocorrer um jogo limpo, seguro, e divertido para quem pratica e observa.

O Fair Play ocorre de forma intrínseca dentro daquilo que foi escrito aqui e que sua abordagem é tão importante que precisa ser tratada de forma especial e única em categorias infantil – adolescentes, já os valores tem como melhorar a evolução dos jogadores em cidadãos mais adequados ao meio social que vivemos atualmente formando algo mais do que excelentes atletas, mas, pessoas com caráter e dignidade que digam com orgulho que são rugbiers e saibam da importância do é que ser isto.

A necessidade de manter os conceitos do que realmente é o rugbydeve ser primordial para um plano de ação do treinador, professor para que este esporte continue existindo na sua essência.

 

Para os Srs. Leitores o que acham sobre ensinar a filosofia do nosso esporte nas categorias de base? O que é isso? Como deve ser feito?