Tempo de leitura: 2 minutos
?O Monte Fuji é um dos cartões postais mais reconhecidos do Japão (está até na logo da Copa do Mundo de Rugby). O vulcão ativo que compõe a montanha pode ser escalado durante o verão, mas fora de temporada ele pode ser visto nas cidades que o cercam, com vistas incríveis.
⛰A gente aproveitou o dia sem rugby para fazer um eco-tour de bicicleta por a Satoyama (termo japonês para área rural ecológica no sopé de montanha) em Fujinomiya, cidade mais próxima do Monte Fuji.
?O pessoal da En-Ya EcoTour buscou a gente na estação do trem-bala, nos levou até um ponto mais alto bem no pé da montanha e nos emprestou bicicletas e capacetes para o dia.
?A primeira parada foi nas Shiraito Waterfalls, que são Patrimônio da Humanidade UNESCO. A água das cachoeiras vem do gelo no topo do vulcão e estima-se que cada gota leve mais de 10 anos para percorrer todo o caminho! O local também é considerado sagrado para os zen-budistas e recebe peregrinos anualmente.
?♂ A partir daí pedalamos pelas ruas da cidade, quase sempre descendo, então foi um passeio bem tranquilo. A paisagem vale a pena, mesmo quando o tímido Monte Fuji se esconde atrás das nuvens. ⛩ No caminho paramos em templos budistas e xintoístas e nossa guia Mari San deu algumas informações sobre as tradições (em inglês!).
?Na hora do almoço fomos convidados a provar o Soba, macarrão especial feito com trigo sarraceno, e tempurá ?. Todos os pratos feitos artesanalmente usando ingredientes produzidos no local. Direto do quintal para a cozinha! A senhora Sumiko Sano cozinhou para nós e contou como criou o restaurante, que só abre com reservas. Como a vila não tinha sequer uma feira para que os moradores pudessem trocar ou vender suas produções ela reuniu um grupo de mulheres para cozinhar utilizando apenas produtos locais.
? Muito honrados e bem-alimentados, pedalamos até a fábrica de saquê Fujinishiki, operada pela mesma família a 18 gerações. Fomos recebidos justamente pela família que nos mostrou desde a plantação do arroz especial para a bebida, os tonéis para fermentação, e até o processo de engarrafamento. E pudemos provar vários tipos de sakê, desde o mais popular ao mais refinado!
?? Depois de um banquete desses e algumas boas doses de saquê voltamos roncando no Shinkansen de volta para Tóquio!
Agende seu passeio com a En-Ya Mt. Fuji Ecotours em www.mtfujiecotours.com