Tempo de leitura: 3 minutos
O Pasteur recebeu o Desterro na Arena Paulista, nesse sábado, marcando a estreia de ambos pelo Super 10 2014. No mesmo local, ambas equipes protagonizaram um dos mais incríveis duelos do ano passado, quando o Desterro sofreu a virada no último lance da partida, decretando a desclassificação dos catarinenses das finais. Dessa vez, a história foi outra.
Os minutos iniciais da partida foram eletrizantes, com o Desterro mostrando agressividade desde o princípio, e logo no segundo minuto de jogo, anotou seu try, em grande corrida pela esquerda, que não encontrou oposição. Apesar da vantagem inicial dos visitantes, o Pasteur buscou o jogo e a partida se tornou muito equilibrada, e centrada nos forwards, que fizeram intensa disputa na intermediária do campo, com vantagem para Ige e cia.
O equilíbrio entre as equipes se refletiu nas poucas chances de reais de pontos para ambos os lados. assim, as tentativas vieram através de penais, que Pilla anotou aos dez minutos de jogo. A linha de ambos os times sentiram falta de alguns jogadores (Desterrro sem Grampola e Lucas Muller, Pasteur sem Marcos Correa e Maihara) e não demonstraram o mesmo ímpeto e velocidade de outros jogos.
Zeni e Lucas Naressi, do Pasteur, tentaram algumas investidas, mas sem sucesso. Estevam, em grande atuação conseguiu ganhar terreno no do campo adversário, mas a defesa não deu mais espaços para ele tentar definir. O Desterro chegou em mais uma oportunidade perto do ingoal adversário, fazendo uma verdadeira blitz na linha de 5m do Pasteur, mas não conseguiu superar a defesa e ampliar o placar. Dessa forma, o jogo se manteve até o final da etapa inicial, com poucos ataques de cada lado.
Disposto a virar o placar, o Pasteur começou a etapa final mais agressivo, e Beukes (eleito melhor jogador do Super 10 em 2013) virou para o Pasteur, em boa jogada que envolveu toda linha. Assim como na etapa inicial, o Desterro anotou seu penal dez minutos depois, levando a partida à igualdade de oito pontos.
O jogo se manteve truncado, e as chances de anotar pontos rarearam, mantendo uma intensa disputa na intermediária. Junior Orioli entrou no segundo tempo, reofrçando a terceira linha do Pasteur, contra a sempre perigosa formação adversária, mas o cenário da partida não sofreu alterações. Com a partida chegando aos minutos finais, a tensão aumentou, e um novo penal convertido por Rodox colocou os catarinenses em vantagem e a pressão toda do lado dos franceses. O Pasteur avançou, mas cometeu dois erros não forçados no handling em boas oportunidades, que acabaram sacramentando a derrota para o Desterro, que começou com pé direito a campanha.
O Portal do Rugby elegeu Estevam como melhor jogador da partida.
Placar final: Pasteur (03) 08 X 11 (05) Desterro
Árbitro: Xavier Vouga
Auxiliares de linha: Regis Oliveira e Tamires Dias
4o árbitro: Cláudia Queliconi
Local: Arena Paulista – São Paulo, SP
Pasteur
Try: Beukes
Penal: Pedro di Pilla
Desterro
Try: Estevam
Penal: Rodolfo “Rodox” (2)
Foto: Moisés Nascimento/Fotojump