Tempo de leitura: 3 minutos
Em um jogo muito duro, marcado pelo forte trabalho defensivo da Poli, o Band Saracens chegou à quinta vitória seguida, manteve a liderança e se classificou para as semifinais da Série A Paulista, batendo o adversário por 37 a 6. Com a terceira derrota na competição, e os triunfos de SPAC e São José, a Poli não tem mais chances de classificação.
Os visitantes começaram com tudo, anotando um penal frontal da intermediária logo no primeiro minuto, com Valter Sugarava. Em sua primeira subida efetiva ao ataque, o Band ampliou cinco minutos, com boa pressão dos forwards resultando em turnover que acabou com Pedro Rosa apoiando no ingoal depois de um pick and go. Sugarava complementou com mais dois pontos.
O início fulminante deu a entender que o Band repetiria a performance da partida anterior, quando massacrou os forwards do Wallys, mas não foi o que aconteceu. A Poli entrou no jogo e apesar dos lineouts serem dominados pelo adversário, conseguiu manter relativo equilíbrio nos scrums, e ter alguma posse de bola. No entanto, a mesma falta de efetividade no jogo de mãos vista em partidas anteriores se repetiu, e a equipe não conseguiu criar oportunidades. De fato, os primeiros pontos da Poli vieram da defesa, se aproveitando de um erro de handling do Band, que o ponta politécnico afastou com um chute e levou a bola até o campo de ataque. Em um penal bandeirantino que se seguiu, Orefice anotou três pontos.
A Poli se beneficiou de um cartão amarelo dado a Daniel Portugal, mas a superioridade numérica não se traduziu em ganho de posse e pontos. O Band manteve o domínio da partida, e mesmo chegando forte no campo de ataque, parou na boa defesa da Poli, que não arrefeceu mediante a pressão contínua. Já com o retorno de Portugal, JP ampliou para o Band, em boa corrida pelo centro e minutos depois foi a vez da Poli perder um jogador. André Nery foi punido com um cartão amarelo por se manter em offside, e minutos depois, Japinha anotou mais três pontos, encerrando o primeiro tempo.
A segunda etapa não viu mudanças no jogo, com a Poli suportando muita pressão, e mesmo cometendo muitos penais no seu campo defensivo, conteve todas as tentativas do Band. A situação se tornou ainda mais dramática, pois aos sete minutos, o scrumhalf Nery foi expulso por seguir cometendo offisides.
A ansiedade do Band em definir a partida era nítida, cometendo uma série de erros na hora de finalizar. O veterano Ramiro “Mocho” Mina também foi punido com cartão amarelo por reclamação, deixando as equipes em igualdade, e deu a chance da Poli diminuir novamente com Orefice. Logo depois, Marton anotou o terceiro try do Band, com boa visão de Japinha percebendo a entrada do primeira linha em velocidade. Cinco minutos depois,Mocho, já de volta após o cartão, anotou o quarto try, garantindo o ponto extra para o líder do Paulista.
O placar poderia facilmente ter sido ampliado em mais três oportunidades, não fosse o bom trabalho da Poli em defender seu ingoal, mas o fato é que a equipe precisa aprender a controlar melhor o jogo quando tem a posse de bola. No último lance, Marton anotou o seu segundo try, em uma cobrança rápida de penal, seguida de conversão por japinha, que deu números finais à partida.
O Portal do Rugby elegeu Marton como melhor jogador da partida.
Placar final: Band Saracens (18) 37 X 06 (03) Poli
Árbitro: Murilo Bragotto
Auxiliares de linha: Renato Scalércio e Fernando Zemann
4o árbitro: Daniel Venturole
Local: CEPEUSP – São Paulo, SP
Band Saracens
Tries: Pedro Rosa, Marton (2), Ramiro Mina e JP
Conversões: Valter Sugarava (3)
Penais: Valter Sugarava (2)
Cartões Amarelos: Daniel Portugal, Ramiro Mina e Thiago Thut
Poli
Penais: Marcelo Orefice (2)
Cartão Amarelo: André Nery
Cartão Vermelho: André Nery
Foto: Patrício Garmendia