Tempo de leitura: 5 minutos

O Super 10 chega à sua sexta rodada nesse sábado, com jogos muito importantes. Curiosamente, os seis primeiros colocados se enfrentam entre si, com nove pontos separando o Pasteur, líder do São José, sexto. Na parte debaixo da tabela, também há confronto decisivo, uma vez que os três últimos colocados não pontuaram ainda na competição, e a luta para se manter na elite nacional será cada vez mais acirrada.

Nessa batalha pela classificação, o Farrapos deverá ser o fiel da balança. A equipe gaúcha ocupa a quinta colocação, e ainda enfrentará três, das quatro equipes à sua frente, todas ao seu alcance na classificação. Esperem jogos cada vez mais duros e de grande qualidade! 

- Continua depois da publicidade -

Quis o destino que o mesmo se aplicasse aos últimos colocados. Desterro, Rio Branco(as duas únicas equipes com um jogo a menos), Niterói e BH Rugby ainda não se enfrentaram entre si, e devem fazer esse percurso até a última rodada, tornando cada jogo, uma decisão.

 

Veja a classificação e tabela de pontuadores após cinco rodadas! 

 

Veja os jogos!

Dia 17/08/2013 às 15h30 – Curitiba X Pasteur

Os Touros jogam em casa mais uma vez nesse fim de semana para tentar manter o retrospecto perfeito e a quinta vitória na competição. O adversário da vez é o Pasteur, líder isolado e único invicto da competição, dois adjetivos que o Curitiba tratou de tirar dos joseenses na quarta rodada e serve de motivação extra para a equipe. Aliás, as duas equipes forasm as únicas a bater o atual campeão em mais de dois anos, o que aumenta a expectativa para a partida. Os curitibanos alternaram grandes partidas contra adversários difíceis e jogos ruins contra adversários teoricamente mais fáceis, como Rio Branco e Niterói, e fica difícil prever o comportamento da equipe no jogo.

De certa forma, o Pasteur, passou por isso nas duas primeiras rodadas do campeonato, mas depois que se acertou, se tornou um grupo poderosíssimo, vindo de um triunfo espetacular diante do São José, e é o favorito para a vitória na rodada. Um eventual triunfo deixa os franceses muito perto da classificação antecipada para as semifinais do Super 10.

Destaques: Facundo (Curitiba) e Lucas Franceschini (Pasteur)

 

Dia 17/08/2013 às 14h30 – SPAC X São José

A grande final de 2012 será revivida nesse sábado na casa dos vice-campeões. As equipes se encontram em momentos diferentes na competição. Após duas derrotas, o São José precisa da vitória para se manter na briga pela classificação, ou tem grandes chances de ver o sonho do eneacampeonato adiado. Para isso, deve contar com todos os jogadores convocados para a seleção nos últimos compromissos dos Tupis, assim como o SPAC.

Nos últimos jogos, os joseenses demonstraram uma fragilidade defensiva atípica, sobretudo na linha, e pode ser um fator decisivo contra um time com a linha muito forte como a do SPAC. Defesa não é algo que os torcedores do clube inglês deve se preocupar. O time, além do segundo melhor ataque, possui a melhor defesa da competição, com apenas 37 pontos sofridos, média de 7 pontos por jogo. Apesar de tudo, um jogo sem favoritos.

 

Destaques: Lucas Duque (São José) e Felipe Claro (SPAC)

 

Dia 17/08/2013 às 15h30 – Farrapos X Bandeirantes 

 

O Farrapos volta a jogar em casa depois do espetacular triunfo contra o BH, quando anotaram mais de cem pontos, mostrando a maturidade das grandes equipes. O adversário da vez é o Bandeirantes, e a promessa é de um jogo extremamente físico, com muito contato e disputas de posse de bola intensas nos rucks e nos metros finais do campo defensivo. Tais ingredientes podem acarretar no aumento da temperatura do jogo e não será surpresa se vierem punições (o Bandeirantes é a equipe mais indisciplinada do Super 10 até o momento, com duas expulsões e oito amarelos, contra seis amarelos do Farrapos).

Como ingrediente extra, apenas três pontos separam os paulistanos, na terceira colocação, dos gaúchos, na quinta posição. Com um dos melhores ataques da competição, o Farrapos encontrará pela frente um pack de forwards duríssimo e uma linha que tackleia muito bem, portanto terá que procurar variar melhor as jogadas entre abertura e centro e abusar da velocidade, um ponto fraco dos bandeirantinos. Um duelo sem favoritos e candidato a um dos melhores jogos do Super 10 até o momento.

Destaques: Guilherme Coghetto (Farrapos) e Diogo Raucci (Bandeirantes)

 

Dia 17/08/2013 às 15h30 – Niterói X Rio Branco

 

O Niterói recebe o Rio Branco com boas lembranças de 2012. No ano passado, os Pelicanos foram os únicos a serem derrotados pelos rubro-negros fluminenses e nos últimos anos, encontram-se em situação parecida dentro e fora de campo, apesar do Rio Branco ter conquistado resultados melhores no Super 10. Em 2013 não será diferente e a partida promete ser muito disputada até o final, com ambos buscando os primeiros pontos na competição.

O Niterói já mostrou que pode fazer frente a grandes times, com boas atuações diante do São José e do Curitiba na rodada passada, apesar de sair derrotado em ambas ocasiões. Para isso contará com um time mais experiente em campo do que os Pelicanos, sobretudo nos forwards, que vem sendo o calcanhar de aquiles dos paulistanos. Os Pelicanos por sua vez, fizeram uma boa apresentação contra o Curitiba, uma das sensações do campeonato, e erros individuais acabaram custando a vitória na ocasião. A seu favor, contam com uma linha mais experiente e que vem trabalhando bem sobretudo defensivamente, mas precisa definir melhor suas jogadas para garantir os pontos que precisa. Um duelo sem favoritos em uma batalha que pode definir a permanência do vitorioso na elite nacional.

Destaques: Daniel Gregg (Niterói) e Daniel Aiex (Rio Branco) 

 

Dia 17/08/2013 às 15h30 – BH Rugby e Desterro


Os alvinegros do BH recebem o Desterro em seus domínios precisando contar com uma vitória, e mais que isso, contar com um dia inspirado de seu ataque, o pior do Super 10 até agora, com somente 20 pontos anotados. O setor defensivo também sofreu um baque, com duas derrotas seguidas por cem pontos ou mais, mas mostrando uma uma defesa mais aguerrida do que os placares possam sugerir.

O Desterro não faz uma boa campanha nesse ano, e com doze pontos a menos que o Curitiba, quarto colocado, dificilmente passará à próxima fase, mas se mostra um degrau acima das equipes abaixo de sua posição na tabela, com uma boa linha e o scrum sempre ameaçador, com Ige, Lucas Piero “Bruxinho” e Daniel “Nativo”.

 

Destaques: Daniel Baeta “Canadá” (BH Rugby) e Daniel “Nativo” (Desterro)