Tempo de leitura: 5 minutos

Nesse sábado, São José dos Pinhais recebe a segunda etapa do Super Sevens 2013. Essa edição contará com um total de 12 equipes (2 a mais do que na etapa anterior), sendo as seis melhores colocadas no BR Sevens 2012/2013 (Desterro – campeão, Charrua, SPAC, Bandeirantes, Niterói e BHRugby) e outras seis convidadas (Urutau, Cascavel, Londrina, Pasteur, Recife e Goianos). Apesar de ser a melhor equipe do estado, o Curitiba não se inscreveu para a etapa.

“Ter a oportunidade de jogar em casa um campeonato como o Super Sevens é algo que realmente nos enche de orgulho e de vontade de apresentar um bom jogo. A etapa paranaense pelo visto promete muita emoção. Esperamos melhorar nosso desempenho com relação ao ano passado. Acredito que a melhor forma de evoluir é jogar com times mais experientes, como Desterro, SPAC, Band e Niterói, entre outros”, considera a capitã do Urutau Ana Cássia Sato, mais conhecida como Japa.

- Continua depois da publicidade -

No campeonato estadual, o Urutau ocupa a segunda colocação, após três das cinco etapas já realizadas. Cascavel e Londrina fazem suas estreias no Circuito Brasileiro. Empatados no Paranaense em número de pontos, dividem a quarta posição no torneio. “Fico bastante feliz pelo rugby paranaense. Atualmente temos sete times disputando o circuito estadual e muitas meninas estão envolvidas com o rugby no estado do Paraná. Aprimorar o jogo desses três times, participando de um campeonato como o Super Sevens é, sem dúvida, uma oportunidade muito bem vinda. Não apenas para os times, mas também para o rugby da região como um todo”, analisa Japa.

 

Conforme prometido, veja a análise dos grupos

 

O Portal do Rugby cobre o campeonato na íntegra direto do Twitter, fiquem de olho!

 

Grupo A: Bandeirantes, Niterói, Urutau e Pasteur

Vencedoras da primeira etapa, o Bandeirantes vem novamente forte para buscar mais um título no Circuito. Em seu caminho, enfrenta o Niterói (retrospecto recente de 8 vitórias contra 5 a favor das fluminenses), a quem já derrotaram na primeira etapa do circuito, e deve fazer com as rubro-negras, o duelo pela primeira posição do grupo.

O Niterói decepcionou na primeira etapa, e precisa se posicionar entre os dois primeiros para se recuperar. Correndo por fora, mas com chances de complicar a vida das favoritas, vem as anfitriãs do Urutau, vice-campeãs estaduais de 2012 e que novamente ostentam essa posição no circuito de 2013. Com um time que mescla experiência e jogadoras mais novas, o time do Paraná quer fazer bonito frente à sua torcida e pode surpreender. O Pasteur, que passa por uma reorganização que vem dando frutos, vai brigar com o Urutau pela terceira posição.

Retrospecto recente (número de vitórias)

Bandeirantes 5 X 8 Niterói – última vitória: Bandeirantes (2013 – Super Sevens – Niterói)

Bandeirantes 2 X 0 Urutau – última vitória: Bandeirantes (2012 – SPAC Lions)

Bandeirantes 8 X 0 Pasteur – última vitória: Bandeirantes (2013 – Circuito Paulista)

Niterói 3 X 0 Urutau – última vitória: Niterói (2012 – Super Sevens – Florianópolis)

Niterói 2 X 0 Pasteur – última vitória: Niterói (2011 – Amistoso)

Urutau X Pasteur – partida inédita

 

Grupo B: SPAC, Charrua, Recife e Cascavel

O SPAC sempre entra como favorito para as competições em que participa, e mais uma vez, esse status é mantido, mesmo sem a presença de suas jogadoras da seleção que não podem mais disputar partidas pelo clube (Luiza Campos, do Charrua, Baby Futuro do Niterói entram na mesma restrição). Acostumadas a levantar títulos o SPAC ficou de fora da final no SPAC Lions 2012, terminou em 3º no BR Sevens 2012/2013, e vice paulista nesse ano, mas chegou à final da etapa de Niterói do Super Sevens e mostrou que tem bom plantel para levar o título. Deve brigar pela primeira posição com o Charrua, equipe que se consolidou com uma das grandes forças do cenário nacional ao longo de 2012 mas não foi bem na estreia, terminando apenas na 6ª posição em Niterói.

Buscando surpreender, estão as Brubas, como se denominam as jogadoras do Recife. Carente de jogos de melhor nível na região, a equipe do Nordeste tenta se firmar no cenário nacional, alternando bons e maus resultados contra equipes com mais volume de jogo. No BR Sevens desse ano, venceu o Curitiba e foi derrotada no final pelo Vitória, mas ainda não foi dessa vez que conseguiu jogar de igual para igual contra o primeiro escalão. Deve lutar pela segunda posição com o Charrua. O Cascavel, convidado da região e equipe mais jovem do grupo, disputa apenas partidas no cenário estadual e vai precisar de muita garra para alcançar um resultado positivo ante as adversárias.

Retrospecto recente (número de vitórias)

SPAC 3 X 1 Charrua – última vitória: SPAC (2013 – Super Sevens – Niterói)

SPAC X Recife – partida inédita

SPAC X Cascavel – partida inédita

Charrua X Recife – partida inédita

Charrua X Cascavel – partida inédita

Recife X Cascavel – partida inédita

 

Grupo C: BH Rugby, Desterro, Goianos e Londrina

Grande surpresa da primeira etapa, o BH Rugby vem para a segunda etapa como cabeça-de-chave do grupo C, que conta ainda com o Desterro, campeão do BR Sevens 2012/2013, Goianos e Londrina. Mineiras e catarinenses entram em campo em condição de igualdade, apesar do histórico favorável para o Desterro. As alvinegras terminaram na terceira posição em Niterói, e as rubro-verdes no quinto posto e a briga vai ser forte pela liderança do grupo.

Em terceiro, vem o Goianos, que surpreendeu ao bater o SPAC na semifinal do Lions 2012, mas não teve o mesmo desempenho no BR Sevens no mês seguinte, mostrando uma inconstância semelhante ao recife, fruto talvez da falta de uma boa sequência de jogos. Essa experiência vai fazer falta contra BH e Desterro.

Retrospecto recente (número de vitórias)

BH Rugby 0 X 3 Desterro – última  vitória: Desterro (2012 – Super Sevens – Niterói)

BH Rugby X Goianos – partida inédita

BH Rugby X Londrina – partida inédita

Desterro 1 X 0 Goianos – última  vitória: Desterro (2010 – Circuito Brasileiro de Sevens – São Paulo)

Desterro 1 X 0 Londrina – última  vitória: Desterro (2013 – Sul-Brasileiro de Sevens – Balneário Camboriú)

Goianos X Londrina – partida inédita

 

Veja a tabela de jogos

 

Classificação do Super Sevens

1 – Bandeirantes – 20pts

2 – SPAC – 18pts

3 – BH Rugby – 16pts

4 – Vitória – 14pts

5 – Desterro – 12pts

6 – Charrua – 10pts

7 – Niterói – 8 pts

8 – Invitación VII – 6pts

9 – Guanabara – 4pts

10 – Varginha – 3pts