Tempo de leitura: 4 minutos
Na tarde do último sábado, no campo do Gragoatá, o Niterói venceu em casa a equipe do Guanabara em jogo valido pelas semifinais do Campeonato Fluminense. Com a vitória, o Niterói jogará a grande final contra o Rio Rugby no dia 1º de junho.
Os primeiros minutos de partida começaram melhor para o Guanabara, que buscou o ataque ainda que sem conseguir transpor a linha rubro-negra, logo aos 3’ a equipe carioca teve a chance de abrir o placar com um penal no campo de defesa do Niterói, não anotado.
O Guanabara manteve a equipe no ataque à medida que o Niterói começava a construir suas oportunidades no contra-ataque, o jogo manteve-se nesse ritmo até os 17’, quando David Grael oportunamente abriu o placar para os donos da casa com um try não convertido.
Com a vantagem no placar, o Niterói buscou o ataque e as equipes começaram uma maior disputa no meio de campo, uma falta de defesa do Guanabara deu ao Niterói a chance de ampliar com um penal, David Grael não desperdiçou e abriu 8 a 0 de vantagem aos 25’.
Os guanabarinos conseguiram descontar aos 28’ com um penal de Gabriel Maia e o Niterói, mesmo com um homem a menos por cartão amarelo, segurou as investidas dos visitantes e conseguiu manter o jogo no meio de campo. Levando o placar de 8 a 3 para o intervalo.
O 2º tempo começou semelhante ao 1º tempo, mas agora era o Niterói que pressionava o Guanabara em sua linha de defesa, o Guanabara logo reequilibrou com a vantagem numérica, com dois cartões amarelos em menos de 10 minutos, o Niterói passou a se defender do Guanabara que pressionava na linha de 22m.
Mesmo com dois homens a menos, o Niterói conseguiu inverter a situação com um chute e, após falha grosseira da defesa do Guanabara, David Grael anotou mais um try, convertido por ele mesmo, ampliando a vantagem para 15 a 3 aos 55’.
Sob a pressão do placar e a vantagem numérica, o Guanabara recomeçou seu ataque e logo empurrou os niteroienses para o seu campo de defesa e, após sequencias de ruck, conseguiu alcançar o try com Junior aos 57’, sem conversão, 15 a 8.
O Niterói ampliou o placar com um penal de David Grael aos 66’ e assegurou a vitoria ditando o ritmo de jogo na reta final da partida, com algumas oportunidades de try não concluídas e garantindo o passaporte para a final contra o Rio Rugby.
Perguntado sobre a avaliação de sua equipe em campo, o niteroiense David Grael delcarou “A gente estava bem treinado, o time do Niterói realmente fez um trabalho de reorganização nos últimos dois meses para organizar bastante o jogo aberto, principalmente os line-outs e scrums. Acredito que a gente tenha conseguido impor o jogo nesse quesito. Cometemos alguns erros dentro das 22 em decorrência da afobação, da vontade de fazer try até o final, e também tivemos indisciplinas, principalmente no ruck, onde demos alguns penais e tomamos alguns cartões amarelos.”
Perguntado sobre o que esperar do Rio Rugby, que venceu o Niterói na 1ª fase por 20 a 16, Grael declarou: “No ultimo jogo contra o Rio perdemos mais para nós do que para o Rio, não desconsiderando o time do Rio Rugby que é um time bem treinado e com jogadores bem fortes, mas a gente errou muito no ultimo jogo contra eles e pretendemos errar menos nesse próximo jogo, é o que acredito de uma maneira geral.”
Perguntado sobre a atuação de sua equipe, Clayton Vaneli, do Guanabara, declarou: “Viemos com um sistema de jogo simples: atacar bastante os fowards do Niterói para termos um bom ataque com a linha. estamos tendo agora a oportunidade de ter o apoio do João Uva como treinador e estamos buscando aprimorar os conhecimentos técnicos e táticos da equipe. Foi um bom 1º tempo, acho que a gente se impôs melhor que o Niterói, mas sofremos um try de uma boa jogada da linha deles, no 2º tempo eles tiveram um domínio melhor da posse e conseguiram segurar o placar do jogo até o final, mérito para eles.”
Sobre uma possível perda de qualidade da equipe do Guanabara nesta temporada, que não alcançou as semifinais, Clayton declarou “Esse ano perdemos todos os jogos contra o Rio e Niterói, o grupo é novo e perdemos muita gente, nosso treinador Luiz Vega foi embora (para São Paulo) e nós perdemos também muitos jogadores por lesão grave, então estamos tentando reformular o grupo e a garotada nova está ai, ganhando experiência, e a nossa equipe vai crescer de novo, jogando no alto nível de antes. “
O Portal do Rugby elegeu David Grael como o melhor em campo.
Placar Final: Niterói 18 x 8 Guanabara
Niterói
Tries: David Grael (2)
Conversões: David Grael (1)
Penais: David Grael (2)
Cartões Amarelos: Robledo Veiga, Leandro Quintão, Marcelo Dylon e David Grael
Guanabara
Tries: Aucimar Junior (1)
Penais: Gabriel Maia (1)
Cartão amarelo: Tiago Garcia
Cidade: Niterói/RJ
Local: Campo do Gragoatá, UFF
Árbitro: João Mourinha
Auxiliares: Braz Magaldi e Ester Fonseca
4º árbitro: Bruno Mira