Tempo de leitura: 3 minutos
Além de São José dos Campos, São Paulo também recebeu uma final do Campeonato Paulista. Ou quase isso: na ponta inferior da tabela, SPAC e Rio Branco duelaram pela permanência na elite do rugby paulista e, em uma apresentação de gala, os ingleses conquistaram uma importante vitória por 50 x 5.
O jogo começou bem equilibrado e em alta velocidade, com ambos os times mostrando vontade de vencer. Quem chegou primeiro ao ingoal adversário foi o SPAC com Luiz Ricca, o Cabelo; try não convertido por Leco.
A resposta dos Pelicanos veio poucos instantes depois, com André Alvares. Igualmente não convertido, o tento igualou o placar em 5 a 5.
Mas foi aí que entrou em ação Jardel Mendonça, o Cocão, hooker do SPAC que esteve em tarde inspiradíssima. Depois de receber a bola dentro dos 22, lançou mão de um hand-off meio desajeitado, mas eficiente, e se viu livre para entrar no ingoal e correr até o H para marcar. Dessa vez Leco não vacilou e acertou a conversão.
O terceiro try do SPAC chegou pelas mãos de Allan Joseph, o Careca, que após receber um passe açucarado de Leco também teve a calma necessária para chegar debaixo dos paus e apoiar contra seu ex-clube. E mais uma conversão certeira de Leco.
Antes do final da primeira etapa, Cocão anotou seu segundo try na partida – não convertido – e Caio Ricci marcou mais um para os ingleses; este, sim, convertido. Placar parcial: SPAC 31 x 05 Rio Branco.
Para o segundo tempo, em vez de voltar com mais vontade, o Rio Branco entrou em campo extremamente nervoso – o que viria a converter-se ao decorrer do tempo em dois cartões amarelos e um vermelho.
Por sua vez, o SPAC jogou tudo o que poderia ter jogado ao longo do campeonato e não teve trabalho para fechar a vitória com mais três tries. O primeiro tento do segundo tempo foi marcado pelo Hooker Maravilha Cocão; o marco do hat-trick, porém, não foi convertido.
Na sequência foi a vez de João Marcos Milleo, o Zina, marcar o seu try e ver Leco convertê-lo com segurança. Para fechar a conta, mais um try de Cocão com direito a uma conversão cheia de categoria de Leco. Placar final: SPAC 50 x 05 Rio Branco.
“O jogo era importante para os dois times e soubemos respeitar o Rio Branco durante todo o jogo”, avalia Cocão. “Sabíamos que seria difícil, mas estivemos melhores do que na semana passada, contra o São José. Encaixamos nosso jogo e vencemos”. Sobre a própria atuação, poucas e diretas palavras: “estou feliz pra caramba”.
O Rio Branco, porém, ainda não está com a sorte definida e terá mais uma chance de tentar a permanencia na série A no segundo semestre, quando enfrenta o vice-campeão da série B (o campeão garante acesso automaticamente).
Clique aqui para conferir as fotos exclusivas da partida.
SPAC 50 x 05 Rio Branco
SPAC
Tries: Luiz Ricca “Cabelo” (1), Jardel Mendonça “Cocão” (4), Allan Joseph “Careca” (1), Caio Ricci (1), João Marcos Milleo “Zina” (1)
Conversões: Leandro Castiglioni Leco (5)
Rio Branco
Tries: André Alvares
O Portal do Rugby elegeu Jardel Mendonça “Cocão” o homem do jogo
Escrito por: Marcelo La Farina