Tempo de leitura: 3 minutos
Em confronto válido pelo Grupo B, em Teresina, o Delta Rugby recebeu a equipe do Asa Branca-CE às 16h30 deste sábado. O Asa Branca precisava da vitória para fechar a 1ª fase na liderança do grupo, enquanto o Delta queria vencer em seus domínios para terminar a fase de classificação com, pelo menos uma vitória. E a vitória do Delta quase se concretizou, mas os estreantes do Piauí sofreram a virada pela terceira vez em quatro jogos. Um ponto a melhorar para os piauienses nas próximas competições.
O Delta iniciou o jogo tentando botar pressão sobre o pack cearense, mas o jogo se concentrava na linha de 10m da defesa do Asa Branca. Mas não demorou muito para o Delta largar na frente do placar. Aos treze minutos Tiago guardou um try e Cairo converteu. Quinze minutos depois, o pilar Frederico fez um try para o Asa Branca (não convertido por Daniel), deixando o placar do 1º tempo em Delta 7 x 5 Asa Branca.
O 2º tempo se iniciou com a impressão que o time local iria ganhar o jogo. E essa convicçãoo ganhou força quando o time piauiense conseguiu mais um try através do ponta John James e convertido pelo fullback Cairo, deixando a vantagem entre as equipes em nove pontos. A partir daí o Delta não conseguiu mais nada assustador. E o time cearense aproveitou o aparente cansaço do Delta para investir em um try, que se concretizou aos 25min, sendo convertido por Daniel. Nove minutos mais tarde o Asa virou o jogo com um try do primeiro centro Miler e Daniel convertendo mais uma vez, consolidando a virada . E assim, o Asa Branca segurou o placar até o apito final.
Placar final: Delta UFPI 14 X 19 Asa Branca
Piauí Rugby vence bem e confirma a semifinal em Teresina
- Continua depois da publicidade -
No segundo jogo da noite, pelo Grupo A, o Piauí Rugby fez uma apresentação impecável diante o Upaon Açu-MA. Quem ficou para ver esse jogo não se arrependeu. Com um objetivo de vencer o último jogo e garantir melhor campanha que o líder do Grupo B (para trazer a semifinal para Teresina), os piauienses não perderam o foco em nenhum momento e conseguiram uma sonora vitória diante dos maranhenses.
O jogo começou concentrado na zona intermediária, mas logo aos sete minutos, o pilar Caio Soares guardou o 1º try do jogo, mas Gustavo perdeu a conversão. Cinco minutos mais tarde o Upaon Açu conseguiu o seu único try no jogo e empatou a disputa em 5 a 5. Após algumas contusões de ambas as equipes, o Upaon Açu foi prejudicado por falta de atletas reservas, ficando com catorze jogadores. E o Piauí Rugby não disperdiçou a oportunidade e marcou mais três tries com Yuri Barradas, Junior Fontenele e o fullback Gustavo, com o próprio Gustavo convertendo duas das três tentativas, encerrando o primeiro tempo com liderança do Piauí por 24 a 5 sobre o Upaon Açu.
No segundo tempo aconteceu a chuva de tries. Nove ao todo. Yuri Barradas, Fagner Amaral, Renato Brandim, André Magalhães, Caio encostaram a bola no in-goal. Gustavo converteu seis vezes na etapa final e encerrou a partida com um grande resultado.
Placar final: Piauí 81 X 05 Upaon-Açu
A partida foi conduzida pelo árbitro Marcelo Blanco, o Chelo, sendo auxiliado pelas assistentes Érica Viveira e Patrícia Carvalho.
Artigos escritos por Ireno Chatto