Tempo de leitura: 25 minutos
Não durou muito a ausência dos Brumbies no topo da tabela do Super Rugby. O time da capital australiana voltou a falar mais alto, reassumindo a liderança após vencer fora de casa o lanterna Highlanders. Os Brumbies ainda contaram com o tropeço do ex-líder Chiefs, que caiu em casa diante dos Reds, no grande jogo da rodada, que colocou os Reds na vice-liderança do certame. Blues, Stormers e Bulls também conseguiram importantes vitórias na rodada, vencendo seus clássicos nacionais contra Hurricanes, Sharks e Cheetahs, respectivamente, enquanto os Crusaders deram vexame e caíram contra o Western Force. Por fim, em duelo contra a rabeira, os Kings venceram os Rebels em solo australiano.
Chiefs caem diante dos Reds
O grande jogo da rodada se deu entre Chiefs e Reds, os dois últimos campeões do Super Rugby, em Hamilton. E a batalha de campeões resultou na vitória daquele que estava por baixo, o Reds, que venceu e convenceu, arrancando um precioso ponto-bônus na casa do oponente.
O triunfo começou a ser contruído logo aos 5′, com o primeiro try australiano, marcado pelo ponta Rod Davies, após interceptar passe de Aaron Cruden. A resposta dos Chiefs tardou, mas saiu aos 20′, sendo premiado pelo melhor momento no jogo. Bundee Aki cravou após corrida de Anscombe. Aos 26′, os Reds reassumiram a ponta, se impondo com um devastador volante, finalizado por Schatz. 14 x 10 no intervalo. Na segunda etapa, Anscombe reduziu com penal, mas o trabalho dos avançados de Queensland voltou a falar mais alto, e a equipe foi para cima. Aos 45′, o pack avançou até quase o try, e na sequência Quade Cooper mostrou sua boa fase e encontrou o try, após belo dummy. A porta se abriu e, aos 51′, Davies fez seu segundo try, recebendo passe salteado de Will Genia. Os Chiefs reagiram no fim, e conseguiram mais um try com Osborne, aos 65′, mas a reação não se confirmou. Vitória bonificada fora de casa para os Reds, 31 x 23.
Brumbies sobem, Crusaders caem
A derrota dos Chiefs permitiu que os Brumbies assumissem a liderança, tendo vencido no dia anterior o lanterna Highlanders, na Nova Zelândia. A vitoria dos australianos foi tranquila, mas não foi completada com ponto-bônus, com os Brumbies parando no terceiro try. O primeiro try do time de Canberra saiu logo aos 2′, com corrida de Speight, sempre matador. Na sequência, Lealiifano já ampliou o placar com penal, mas os Highlanders reagiram arrancando 3 penais em sequência, para Parker deixar o marcador em 10 x 9. Porém, aos 30′, os Brumbies encontraram seu segundo try, com o veterano George Smith. Parker ainda deixou mais um penal, para levar o jogo aos vestiários em 17 x 12. Já na segunda etapa, a superioridade dos Brumbies se provou, com a equipe arrancando mais 2 penais antes de encontrar seu terceiro try, aos 53′, com Tomane. Antes do fim, Aaron Smith fez o try de honra dos Highlanders, que seguem sem vitórias, acumulando a sétima vitória consecutiva.
A decepção na Ilha do Sul da Nova Zelãndia foi completada com uma inesperada derrota dos Crusaders fora de casa diante do Force. Logo aos 2′, o time de Perth anotou seu try, com Norton-Knight, criando o espaço pela defesa neozelandesa. O try inicial deu confiança aos australianos, que fizeram uma monumental partida defensiva, facilitada pelas ausências de Richie McCaw, Kieran Read, Dan Carter e Sam Whitelock no time dos Crusaders. Os neozelandeses conseguiram abrir caminho para seu único try aos 20′, com Luke Romano, mas cederam preciosos penais ao Force, que Hayward não desperdiçou, fazendo 16 x 8. No segundo tempo, os ‘Saders pararam na defesa do Force, e o melhor que fizeram foi encontrar 2 penais para Bleyendaal converter. Insuficiente para a vitória. Fim de jogo, Force 16 x 14 Crusaders, derrubando os ‘Saders para a 9ª posição.
Vitórias em clássicos para Blues e Stormers
Nos clássicos da rodada, melhor para Blues e Stormers, que conseguiram ótimos triunfos sobre Hurricanes e Sharks. Os Blues não deram chances aos ‘Canes no duelo da maior cidade contra a capital da Nova Zelândia. O primeiro try azul saiu aos 11’, com Frank Halai na velocidade, em jogada iniciada por Piutau, ex-parceiro de Halai na seleção nacional de sevens. Tusi Pisi com um drop goal e Barrett com um penal deixaram os ‘Canes no páreo, mas a linha dos Blues mostrou sua qualidade novamente, com Piutau, recebendo bola de penal batido rapidamente após o try anulado de Luatua. No segundo tempo, os Blues deram um passo decisivo para a vitória com o try de Parsons aos 45’, quebrando o tackle após bola rapidamente aberta por Weepu. O try foi um duro golpe dos ‘Canes, e o try da bonificação saiu aos 59’, com McCarthy, no pick and go, logo após Piutau ter mais um try anulado. 28 x 6.
Já os Stormers superaram os Sharks no clássico sul-africano da rodada, garantindo pontos cruciais para sairem da parte de baixo da tabela de classificação. O jogo, como esperado, foi uma batalha física, recheada por tackles de impacto e muitos penais. Os Stormers começaram melhores, arrancando 3 penais antes que os Sharks anotassem seus primeiros pontos. Aos 27′, o placar anotava 9 x 3 de vantagem para Joe Pietersen sobre Pat Lambie. Os Stormers cresceram nos minutos finais da primeira etapa e anotaram o único try do jogo aos 34′, com Juan De Jongh encontrando o espaço pela defesa alvinegra. Os Sharks cresceram no fim do primeiro tempo e depois do intervalo, mas pararam na forte defesa dos Stormers, determinada a enfim garantir uma grande vitória para o time do Cabo. Na segunda etapa, Lambie levou a melhor sobre Pietersen, chutando 3 penais contra 2, mas insuficientes para produzirem uma virada. Fim de papo em Newlands com vitória dos Stormers por 22 x 15.
Bulls e Kings vencem
Para os Sharks, a derrota diante dos Stormers só não foi pior porque os Cheetahs falharam no outro dérbi da África do Sul diante dos Bulls, perdend a chance de assumir a primeira posição da conferência. A partida, no entanto, foi muito parelha, com um fim de jogo emocionante. Na primeira etapa, as duas defesas não deixaram espaços, e o marcador foi mexido pelos penais, que deixaram os Cheetahs em vantagem de 12 x 6. Porém, após o intervalo, os Bulls foram para cima e encontraram o primeiro try do jogo, com Vermaak, aos 42′. Frans Steyn ainda ampliou com um penal, mas Francis manteve os Cheetahs no páreo com novo penal. Aos 51′, Steyn ampliou novamente com penal, dando bons 19 x 12 para os Bulls, que entraram nos minutos finais com o placar inalterado. Aos 72′, os Cheetahs encontraram o try que poderia ter garantido o empate, com Nyakane. Contudo, a conversão foi perdida, e a resposta dos Bulls foi instantânea, com try de Visagie, convertido por Steyn. Os Cheetahs pressionaram, mas não conseguiram o try e, no último lance, optaram por mandar o penal aos paus, garantindo o ponto-bônus defensivo. 26 x 20 para os Bulls, placar final.
Por fim, os Kings foram a Melbourne e beliscaram uma importante vitória sobre os Rebels. O início dos Kings foi fulminante, com 2 tries em menos de 15 minutos, com Cooke e Venter. Porém, os Rebels reagiram e empataram ainda na primeira etapa, com tries de Robinson e Roberts, 17 x 17. No segundo tempo, os Rebels viraram o marcado com try de Inman, aos 52′, mas sofreram a virada no apagar das luzes, com try de Van der Walt, aos 75′, e drop goal heróico de Catrakilis, aos 82′. 30 x 27 inspiradores.
Pampas XV perdem na Vodacom Cup
Na Vodacom Cup sul-africana, os argentinos do Pampas XV perderam a invencibilidade com derrota na Cidade do Cabo para o Western Province, atual campeão. O Pampas XV começou bem o duelo, fazendo 2 tries no primeiro tempo, com Manuel Montero e Leonardo Senatore, para levar o jogo ao intervalo em vantagem de 12 x 5. Logo aos 43′, Matias Masera fez mais um try para os argentinos, dando a impressão de que a vitória estava a caminho. Porém, o Pampas parou e assistiu à virada do WP, que fez mais 3 tries e virou o placar para 28 x 17. Com a derrota, os argentinos perderam a vice-liderança do Grupo Sul justamente para o WP, permitindo que o Sharks XV aumentasse sua vantagem na liderança, após vencer com facilidade o time de Boland. No Grupo Norte, a liderança segue com o Mpumalanga Pumas, que fez sonoros 154 x 0 sobre os novatos de Limpopo.
Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia
Highlanders 19 x 30 Brumbies, em Dunedin
Chiefs 23 x 31 Reds, em Hamilton
Blues 28 x 6 Hurricanes, em Auckland
Rebels 27 x 30 Kings, em Melbourne
Force 16 x 14 Crusaders, em Perth
Stormers 22 x 15 Sharks, na Cidade do Cabo
Bulls 26 x 20 Cheetahs, em Pretória
Vodacom Cup – Copa da África do Sul
Falcons 14 x 74 Blue Bulls, em Springs
Pumas 154 x 0 Limpopo, em Nelspruit
Border Bulldogs 25 x 26 Free State, em East London
Pampas XV 17 x 28 Western Province, na Cidade do Cabo
Leopards 27 x 7 Griffons, em Potchefstroom
Sharks XV 54 x 24 Boland Cavaliers, em Durban
Golden Lions 24 x 11 Griquas, em Joanesburgo
Eastern Province 51 x 10 SWD Eagles, em Porto Elizabeth