Tempo de leitura: 3 minutos
O rugby argentino sofreu na última semana um escândalo de grandes proporções, já apelidado de Rugbyleaks. A União Argentina de Rugby foi assolada por acusações de compra de votos e desvio de verbas que vazou para o público pouco antes da entidade renovar seu quadro diretivo.
O blog La Rabieta teve acesso a uma série de emails entre grandes autoridades do rugby argentino que sugerem a política empreendida pelo conselho diretivo da UAR, envolvendo o presidente da entidade Luis Castillo (Tucumán), os vice-presidentes Carlos Navesi (Cuyo) e Carlos Araujo (Rosario), os conselheiros Manuel Galindo (Tucumán), Julio Clement (Santa Fe) e Agustín Pichot (URBA), idolo dos Pumas, e Carlos Barbieri (Nordeste), tesoureiro da UAR e presidente da CONSUR.
As interceptações de emails feitas pelo blog foram amplamente divugadas pelo jornal argentino La Nación, que afirmou serem verdadeiras as correspondências. Os emails sugerem pressões da UAR sobre uniões provinciais para conseguir votos para projetos de interesse da UAR, compra de votos com dinheiro da entidade, a situação financeira difícil da entidade – lesada por desvios de verbas que eram destinadas a projetos de infra-estrutura e desenvolvimento. Os principais enfrentamentos se deram entre a direção da UAR e a união de Cuyo (Mendoza), opositora da UAR, que não teve sua candidatura à eleição para a direção da UAR aceita, por não atentar às exigências e prazos para tal.
A resposta da UAR aos jornalistas do La Nación foi imediata, acusando-os de estarem operando a favor da oposição. (para ver a resposta da UAR, clique aqui). Já Ricardo Ragazzone, presidente da união de Cuyo, também deu sua visão dos fatos (clique aqui para conferi-la).
Para acessar os emails publicados pelo La Rabieta, clique aqui.
Todos os membros que foram colocados sob suspeita pela imprensa argentina foram reeleitos nesta semana, ao concorrerem em chapa única. O quadro diretivo da UAR ficou assim:
Presidente: Luis Castillo (Unión de Rugby de Tucumán)
Vice-presidente Primero: Guillermo Quevedo (Unión Sanjuanina de Rugby)
Vice-presidente Segundo: Carlos Araujo (Unión de Rugby de Rosario)
Secretário: Marcelo Ambroggio (Unión Cordobesa de Rugby)
Tesoureiro: Carlos Barbieri (Unión de Rugby del Noreste)
Conselheiros Titulares:
Manuel Galindo (Unión de Rugby de Tucumán)
Néstor Galán (Unión de Rugby de Buenos Aires)
Agustín Pichot (Unión de Rugby de Buenos Aires)
José Cilley (Unión de Rugby de Buenos Aires)
Fernando Rizzi (Unión de Rugby de Buenos Aires)
Julio Clement (Unión Santafesina de Rugby)
Tomás Petersen (Unión de Rugby de Lagos del Sur)
Fontes: Canchallena – La Nación e RugbyNews