Tempo de leitura: 11 minutos

castres toulon 2013

A 19ª rodada do Top 14 francês teve resultados que produziram importantes mudanças na classificação do certame.
Após superar o Biarritz fora de casa, o Racing Métro entrou para a zona de classificação ao mata-mata, se aproveitando da derrota do Grenoble para o Clermont. Já o Agen se livrou da zona da degola ao bater o lanterna Mont-de-Marsan, empurrando para a rabeiro o Bordeaux.

 

- Continua depois da publicidade -

Toulon perde e permite aproximação de Clermont e Toulouse

O primeiro colocado Toulon já vê muito próximos na classificação Clermont e Toulouse. A equipe da Provença visitou e foi derrotada pelo quarto colocado Castres por 25 x 20 na sexta-feira. O primeiro tempo fez toda a diferença a favor do CO, que conseguiu seu único try aos 14′, com Martial, e somou mais 4 penais com o impecável Kockott, fazendo 19 x 9. No segundo tempo, Kockott ampliou com novo penal, mas Wilkinson respondeu com drop goal preciso. 22 x 12. Aos 63′, foi a vez de Talè chutar um drop goal para o CO, dando mais tranquilidade à equipe. Porém, o try de Matt Giteau, aos 68′, deu emoção ao final do jogo. Porém, o Castres segurou o resultado, garantindo a preciosa vitória.

A derrota do Toulon favoreceu o Clermont, que visitou e derrotou o Grenoble, derrubando o adversário para a sétima posição da tabela, já fora da zona de classificação ao mata-mata. Com try de Nalaga e penal chutado por Skrela, o Clermont garantiu 10 x 0 antes do intervalo. Na segunda etapa, os amarelos romperam mais uma vez a boa defesa alpina, com Svivatu, garantindo boa vantagem. Somente no fim o Grenoble conseguiu seu try, com Pélissié, aos 76′, dando dramaticidade ao fim da peleja. No fim, 17 x 10 a favor dos visitantes.

O Toulouse, por outro lado, não teve qualquer problema para superar o Bayonne por 42 x 6. Foram nada menos que 6 tries, com Jauzion, Galan, Médard, Doussain, Matanavou e Maka. Com o triunfo bonificado, o Toulouse está agora a 4 pontos do Clermont e a 7 do Toulon.

 

Racing Métro entre os primeiros

A derrota do Grenoble beneficiou o Racing Métro, que conseguiu finalmente entrar na zona de classificação ao mata-mata e à Heineken Cup. O clube parisiense fez sua parte e derrotou fora de casa o Biarritz, concorrente direto, por indiscutíveis 23 x 11. Com try do argentino Carizza, drop goal de Estebanez e penal de Wisniewski, o Racing Métro abriu 13 x 3 no primeiro tempo. E seguiu dominando os bascos, ampliando a vantagem com try de Descons aos 60′. Pouco depois, veio a resposta do Biarritz, com try de Dubarry, aos 64′, mas que não se reverteu em reação dos anfitiões, agora 9 pontos abaixo da zona de classificação.

Apenas 3 pontos abaixo do Racing Métro e agora empatado com o Grenoble está o Peprignan, que cumpriu com sua missão, batendo o Stade Français, outro concorrente direto, por 32 x 16. O primeiro tempo foi equilibrado, com Taumalolo fazendo o try do USAP e Paul Williams empatando para o Paris. Mas, na segunda etapa, o USAP dominou o jogo e gatantiu uma vitória bonificada, com tries de Vahaamahina, Taumalolo novamente e Michel. Grande fase dos forwards do time catalão.

 

Agen escapa da zona de rebaixamento

Na briga contra o rebaixamento, o Agen conseguiu uma importante vitória sobre o lanterna Mont-de-Marsan, escapando da zona de rebaixamento e empurrando o oponente ainda mais para perto da segunda divisão. A vitória, no entanto, não convenceu. 9 x 3, com 3 penais contra 1, em jogo de duas defesas que jogaram o jogo do campeonato.

O Agen se beneficiou da derrota do Bordeaux, que agora caiu para a zona da degola. O time grená foi derrotado fora de casa pelo quinto colocado Montpellier, em jogo muito duro, no qual Talebula fez o único try da partida, a favor do Bordeaux. Porém, os visitantes pecaram na indisciplina e permitiram que Paillaugue chutasse 15 pontos em penais a favor do Montpellier. Ainda assim, a derrota mostrou evolução na equipe do Bordeaux.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Castres 25 x 20 Toulon, em Castres

Grenoble 10 x 17 Clermont, em Grenoble

Biarritz 11 x 23 Racing Métro, em Biarritz

Agen 9 x 3 Mont-de-Marsan, em Agen

Toulouse 42 x 6 Bayonne, em Toulouse

Montpellier 15 x 13 Bordeaux, em Montpellier

Perpignan 32 x 16 Stade Français, em Perpignan

 

Foto: Castres x Toulon, em: http://www.castres-olympique.com/