Tempo de leitura: 16 minutos

kings super rugby

Neste final de semana, o Super Rugby chegou à sua segunda rodada, que para a maior parte das equipes foi a primeira. Na Nova Zelândia, os atuais campeões Chiefs triunfaram na estreia fora de casa diante dos reforçados Highlanders, enquanto os Blues começaram bem, com vitória fora de casa sobre os Hurricanes. Na Austrália, os Waratahs estrearam com derrota para os Reds no clássico nacional, enquanto os Brumbies assumiram a liderança do Super Rugby batendo os Rebels. Na África do Sul, os Kings debutaram na liga com vitória sobre os australianos do Force, enquanto os Cheetahs caíram em casa diante dos Sharks. Já os Bulls venceram os Stormers no superclássico do país.

 

- Continua depois da publicidade -

Visitantes vencem nos dérbis neozelandeses

Os Chiefs iniciaram a defesa do título do Super Rugby com vitória fora de casa sobre os Highlanders, que se reforçaram com nomes de peso como Ma’a Nonu e Tony Woodcock. Foi um embate de alto nível em Dunedin, com muitos tries (a marca do Super Rugby). Quem começou na frente foi o time da casa, com try de BR Smith aos 11′. Porém, em dia inspirado, Nanai-Williams fez o primeiro try dos Chiefs, que passaram a prevalecer e a induzir os Highlanders aos penais, com Anscombe ampliando a vantagem para 16 x 7. Contudo, antes do intervalo, Hosea Gear fez o segundo try dos sulinos, diminuindo para 16 x 14. Aos 47′, Sopoaga virou o placar com penal para os Highlanders, mas a vantagem durou pouco.

Aos 45′, Osborne cravou o segundo try dos Chiefs, 21 x 17. O jogo seguiu eletrizante no segundo tempo e, aos 48′, Poki fez o terceiro try dos Highlanders, que ainda somaram mais um penal na sequência, com Sopoaga. 27 x 21. Entretanto, os Chiefs mostraram seu poderio no último quarto de jogo. Aos 60′, Tikoirotuma fez o terceiro try dos visitantes, virando o placar para 28 x 27. E aos 65′, Nanai-Williams fez outra pintura, garantindo o quarto try e o ponto-bônus para os Chiefs. Os Highlanders sentiram o baque, e cederam mais 2 penais para Anscombe decretar 41 x 27 para os atuais campeões da liga.

Enquanto os Chiefs começavam como terminaram 2012, os Blues mostraram evolução, e garantiram uma inspiradora vitória fora de casa sobre os Hurricanes, no clássico entre o time da maior cidade do país e o da capital. Com Sir John Kirwan no comando, as mudanças nos Blues se tornaram visíveis. O jogo começou equilibrado, com Halai fazendo o primeiro try dos Blues, respondido à altura por Julian Savea. 13 x 11 a favor dos ‘Canes no intervalo. A segunda etapa começou como acabou a primeira. Piutau fez o segundo try do time de Auckland aos 48′, mas um penal try devolveu a frente ao time de Wellington. O equilíbrio só foi quebrado no fim da partida. Aos 60′, Weepu reduziu a diferença com penal para os Azuis. E aos 70, o perigoso René Ranger cravou o try da virada para os visitantes, que ainda somaram mais um try aos 70’, com o debutante e astro do sevens Frank Halai, que fez seu segundo try na partida, garantindo o ponto-bônus para os Blues. 34 x 20, placar final.

 

Reds vem clássico australiano, mas Brumbies lideram

Na Austrália, o fim de semana marcou a segunda rodada para a maioria das equipes. O destaque foi a disputa da Bob Templeton Cup, o duelo entre os dois mais tradicionais times do país: Reds e Waratahs. O primeiro jogo válido pela taça foi em Brisbane, e terminou com vitória dos Reds, que se recuperaram da derrota na estreia diante dos Brumbies. Os Waratahs, por sua vez, fizeram seu primeiro jogo na temporada, e não começaram nada bem. Os Reds começaram a partida com atropelando com 2 tries em menos de 10 minutos, pelas mãos de Shipperley  Tapuai. Os Waratahs entraram no jogo somente após os 15 minutos, e o jogo foi para o intervalo em 17 x 3 a favor dos donos da casa.

No segundo tempo, o estreante Israel Folau – atleta que já jogou rugby league e futebol australiano profissionalmente – fez jus à sua condição de astro e anotou o primeiro try dos ‘Tahs na partida. A reação celeste prosseguiu, e Volavola anotou o segundo try do time de Sydney aos 58′, empatando a peleja. Porém, no fim, que prevaleceu foi o Queensland Reds. Aos 68′, Harris colocou o time vermelho em vantagem com penal. E, aos 73’, Tapuai cravou seu segundo try na partida, após grande corrida de Ed Quirk, decretando o placar final de 25 x 17, privando o time de Nova Gales do Sul do ponto-bônus defensivo.

A liderança da liga está nas mãos do Brumbies, que assegurou sua segunda vitória na temporada. Desta vez, o time de Canberra venceu fora de casa o Melbourne Rebels por incontestáveis 30 x 13. A primeira metade foi equilibrada, com Higginbothan fazendo seu primeiro try com a camisa dos Rebels. Ainda assim, os tentos de Mogg (3) e Rathbone (35) deixaram os Brumbies em vantagem, 13 x 12. Os Brumbies assumiram o controle da partida após o intervalo, e com tries de Mowen (60) e Coleman (73) garantiram a vitória bonificada.

 

Bulls batem Stormers no clássico sul-africano

Na África do Sul, a jornada foi de clássico: Bulls e Stormers duelaram naquele que é o confronto mais importante do país. E a vitória foi dos Bulls, com Morné Steyn sendo o mome da partida. Superior no pack, os Bulls pressionaram os Stormers e arrancaram preciosos penais desde o início da partida. Muito pegado, o jogo foi ao intervalo em 9 x 0 para os Bulls. No segundo tempo, Steyn aumentou a contagem no início, mas os Stormers conseguiram fazer encaixar seu jogo de passes, e Jean De Villiers cravou o primeiro try do jogo aos 49′, reduzindo o placar para 12 x 7. Joe Pietersen e Morné Steyn trocaram penais, e o duelo entrou nos minutos derradeiros com os anfitriões levando vantagem por 18 x 10. Aos 67′, os Bulls garantiram a vitória com Chilliboy Ralepelle cravando o único try do time de Pretória no jogo. No fim, Bekker ainda fez o segundo try dos Stormers, mas já era tarde demais. 25 x 17 para os Bulls.

Em Free State, os Cheetahs começaram mal a temporada, com derrota em casa diante dos Sharks. O time de Bloemfontein voltou a cometer os erros da temporada passada. Apesar de suas virtudes ofensivas, que lhe renderam 3 tries na partida – van der Walt (8), Labuschagne (58) e Sadie (62) -, o Central Cheetahs cometeu muitas infrações, permitindo que Pat Lambie somasse nada menos que 15 chutes em penais que, somados aos tries de Mvovo, aos 28′,  dee Coetzee, aos 45′, deram a vitória por 29 x 22 para os Sharks.

 

Debut triunfante

O primeiro jogo entre equipes de países diferentes em 2013 foi histórico para os sul-africanos. Os Southern Kings, de Porto Elizabeth, realizaram sua primeira partida na história da competição, e venceram: 22 x 10 sobre o Western Force, da Austrália. Os Kings abriram o placar aos 14′ com o ponta Petersen, e e sofreram a virada do Force, que anotou 2 tries seguidos, com Cowan e Mafi. Porém, Petersen, com seu segundo try aos 59′, e Catrakilis, com 4 penais, fizeram a diferença no segundo tempo, e os Kings se aproveitaram da indisciplina australiana para virar o placar. 22 x 10 e grande início para os Kings!

 

super rugby

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Highlanders 27 x 41 Chiefs, em Dunedin

Rebels 13 x 30 Brumbies, em Melbourne

Bulls 25 x 17 Stormers, em Pretória

Hurricanes 20 x 34 Blues, em Wellington

Reds 25 x 17 Waratahs, em Brisbane

Cheetahs 22 x 29 Sharks, em Bloemfontein

Kings 22 x 10 Force, em Porto Elizabeth