Tempo de leitura: 8 minutos
Sexta-feira, dia 1º, e sábado, dia 2, as atenções do rugby feminino mundial se voltarão para os Estados Unidos, mais precisamente à cidade de Houston, no Texas, onde será realizada a segunda etapa da Série Mundial de Sevens 2012-13. E a seleção brasileira estará em campo enfrentando as melhores do mundo!
Nos dois dias, os jogos terão início às 17h00, horário de Brasília, e término à 00h40. O torneio não terá transmissão de TV para o Brasil. O Portal do Rugby vai divulgar resultado por resultado do evento, e contará com colaboração especial de Wendy Young, ex-jogadora e uma das criadoras do siteScrumhalf Connection, um dos maiores sites sobre rugby feminino em língua inglesa.
O que esperar do Houston Sevens?
O Houston Sevens terá a participação de 12 seleções, divididas em 3 grupos com 4 equipes cada. Os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançarão às quartas-de-final, enquanto o pior terceiro colocado e os quartos colocados jogarão a Taça Bronze (Bowl). A Série Mundial de Sevens Feminina conta com 6 seleções centrais e 6 seleções convidadas em cada etapa. Para Houston, os times convidados são: Brasil, Argentina, Trinidad e Tobago, África do Sul, Rússia e Japão.
Como revelou o torneio inicial, em Dubai, as nossas Amazonas ainda têm muito chão pela frente para chegarem ao nível das seleções centrais do circuito – Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra, Holanda, Canadá e Estados Unidos -, porém, desta vez, os jogos contra as seleções convidadas estão muito mais acessíveis às brasileiras. Com as exceções de Rússia e África do Sul, que realizaram excelentes campanhas em Dubai, mostrando força de seleções centrais, o Brasil chega a Houston um nível acima das demais convidadas. Argentina e Japão são seleções que o Brasil derrotou recentemente, enquanto Trinidad e Tobago é a seleção de menor projeção internacional. O desafio das Amazonas no Texas é diminuir a diferença para as grandes do mundo, e superar alguma delas. Tarefa perfeitamente factível para as octacampeãs sul-americanas, que caíram no difícil Grupo C, com as fortes Austrália e Rússia e com as rivais diretas do Japão, contra quem o Brasil fará seu jogo mais importante, em busca das quartas-de-final.
O Grupo A conta com Nova Zelândia, campeã em Dubai, Inglaterra, Holanda e Trinidad e Tobago, enquanto o Grupo B terá África do Sul, vice-campeã da última etapa, Canadá, Estados Unidos e Argentina. Nos dois casos, as grande seleções são totalmente favoritas às vagas, e a briga residirá na fuga da terceira colocação, que poderá resultar em eliminação.
Apesar do favoritismo inegável ser da Nova Zelândia, o torneio promete ser de grande equilíbrio, com Austrália, Canadá, Inglaterra e África do Sul tendo amplas chances de titulo, enquanto os Estados Unidos tentam se recuperar da fraca campanha em Dubai para voltar a crescer. Já Rússia e Holanda correm por fora, mas não será surpresa se alcançarem as primeiras colocações.
Quer relembrar como foi a primeira etapa da Série Mundial Feminina, em Dubai? Clique aqui!
Houston Sevens – 2ª etapa da Série Mundial de Sevens Feminina
Grupo A: Nova Zelândia, Inglaterra, Holanda e Trinidad e Tobago.
Grupo B: África do Sul, Canadá, Estados Unidos e Argentina.
Grupo C: Austrália, Rússia, Brasil e Japão.
Estádio: BBVA Compass Stadium (capacidade: 22,000 espectadores)
Seleção Brasileira
Angélica Pereira Gevaerd – SPAC – SP |
Beatriz Futuro Mühlbauer – Niterói – RJ |
Beatriz Pereira da Silva – Desterro – SC |
Edna Santini – São José – SP |
Julia Albino Sardá – Desterro – SC |
Juliana Esteves dos Santos – Bandeirantes – SP |
Luiza Gonzalez da Costa Campos – Charrua – RS |
Maira Bravo Behrendt – SPAC – SP |
Mariana Barbosa Ramalho – SPAC – SP |
Paula Harumi Ishibashi – SPAC – SP |
Tais Bernal Balconi – Desterro – SC |
Thaís da Cruz Rocha – SPAC – SP |
Dubai Sevens – Dia 1
Dubai Sevens – Dia 2