Tempo de leitura: 3 minutos
A CBRu confirmou hoje aos clubes e federações seu calendário para a temporada 2016 do Super 8, o Campeonato Brasileiro de Rugby XV. A principal competição nacional terá sua largada no dia 16 de julho e seguirá tendo 8 clubes, que se enfrentarão em turno e returno, totalizando 14 partidas para cada equipe, sendo que a competição terá uma pausa para os Jogos Olímpicos – a terceira rodada ocorrerá no dia 30 de julho a quarta rodada será somente no dia 20 de agosto.
A diferença entre o campeonato de 2015 e o de 2016 é que neste ano não haverá mais fase de semifinais, sendo que o primeiro e o segundo colocados da temporada regular se enfrentarão em uma final, que ocorrerá no dia 12 de novembro. Pendente ainda de oficialização, o último colocado deverá ser rebaixado à Taça Tupi (a segunda divisão), enquanto o penúltimo colocado deverá encarar o vice campeão da Taça Tupi.
Em 2016, o Super 8 terá 4 equipes de São Paulo (o atual campeão São José, de São José dos Campos, e o trio da capital, SPAC, Band Saracens e Pasteur), 1 do Paraná (Curitiba), 1 de Santa Catarina (Desterro, de Florianópolis), 1 do Rio Grande do Sul (Farrapos, de Bento Gonçalves) e 1 do Rio de Janeiro (Niterói, campeão da Taça Tupi de 2014).
Todas as viagens serão feitas de ônibus, com a exceção dos trechos dos percursos dos confrontos Desterro x Niterói e de todos os jogos envolvendo o Farrapos e equipes da região Sudeste, que serão feitos de avião.
Taça Tupi também terá menos rodadas
A Taça Tupi ainda não teve seus participantes e duelos definidos nem sua tabela oficializada, mas já se sabe que a segunda divisão nacional terá em sua fase de grupos jogos apenas de ida, com as equipes se enfrentando somente uma vez, a fim de reduzir os custos do torneio. Nas próxima semanas a CBRu deverá confirmar como se desenrolará o torneio.
Tabela 2016 do Super 8
1ª rodada – 16/07
São José x Niterói
Curitiba x Farrapos
Desterro x SPAC
Band Saracens x Pasteur
2ª rodada – 23/07
São José x Desterro
Curitiba x Pasteur
SPAC x Niterói
Band Saracens x Farrapos
3ª rodada – 30/07
Farrapos x São José
Desterro x Curitiba
Pasteur x SPAC
Niterói x Band Saracens
4ª rodada – 20/08
Pasteur x São José
Niterói x Curitiba
Farrapos x SPAC
Desterro x Band Saracens
5ª rodada – 27/08
São José x Band Saracens
Curitiba x SPAC
Pasteur x Niterói
Desterro x Farrapos
6ª rodada – 03/09
SPAC x São José
Band Saracens x Curitiba
Farrapos x Pasteur
Niterói x Desterro
7ª rodada – 10/09
São José x Curitiba
Band Saracens x SPAC
Pasteur x Desterro
Farrapos x Niterói
8ª rodada – 17/09
Niterói x São José
Farrapos x Curitiba
SPAC x Desterro
Pasteur x Band Saracens
9ª rodada – 24/09
São José x Farrapos
Curitiba x Desterro
SPAC x Pasteur
Band Saracens x Niterói
10ª rodada – 01/10
Desterro x São José
Pasteur x Curitiba
Niterói x SPAC
Farrapos x Band Saracens
11ª rodada – 08/10
São José x Pasteur
Curitiba x Niterói
SPAC x Farrapos
Band Saracens x Desterro
12ª rodada – 15/10
Band Saracens x São José
SPAC x Curitiba
Niterói x Pasteur
Farrapos x Desterro
13ª rodada – 22/10
São José x SPAC
Curitiba x Band Saracens
Pasteur x Farrapos
Desterro x Niterói
14ª rodada – 29/10
Curitiba x São José
SPAC x Band Saracens
Desterro x Pasteur
Niterói x Farrapos
Final – 12/11
Com a seleção XV masculina, Sevens masculina e feminina com torneios internacionais + os campeonatos nacionais a CBRu não tem onde tirar dinheiro certo? Eu fiz um comentário com crítica a CBRu num outro post aqui sobre os patrocínios deles e a falta de dinheiro. Com o rugby crescendo no país, como fica a situação dos clubes com patrocínio, realmente não tem ninguém capaz de patrocina-los? Tem que divulgar mais os clubes e ligas nacionais.
Ao invez do campeonato ficar mais forte eles reduzem , porque não fazer um super 10 na primeira divisão um super 8 na segunda e porque não dar inicio a uma terceira divisão nacional . Acho que a cbru tem que rever seus conceitos se e mais vantajoso trazer jogadores do esterior e dar auxilio para eles ou de fato dar valor para os jogadores Brasileiros (nao naturalizados) e investir nos clubes dando condiçoes de todos terem oportunidades iguais . Pois o discurso de que nao tem recurso não cabe . Pode ser um mero devaneio meu mas e meu ponto de vista .
Pessoal que lê as notícias aqui no portal vamos mandar email para as redes de tv pedindo a transmissão do super 8 quanto mais pessoas pedirem melhor pois as emissoras verão que terão audiência. Vamos la lutar pelo Super 8.
Vamos lá. Assistir aos jogos nos estádios. Querer transmissão pela TV para divulgação do esporte com Campos vazios, só denigre para quem não conhece o esporte.
Ou no mínimo podia ter transmissão via internet isso também ajudaria o Rugby crescer. Aqui em Curitiba os touros jogam num campo que nem arquibancada tem ai como a população vai assistir? Nem tudo é a Crbu os clubes também tem que correr atrás. Mas apesar de tudo sou um grande fã dos touros e do rugby.
Terá transmissão na TV?