Tempo de leitura: 2 minutos
A quarta-feira (27) promete ser intensa e emocionante para a Seleção Brasileira Masculina de Rugby. Os Tupis enfrentam o Los Tilos, equipe da primeira divisão da Federação de Buenos Aires, às 16h (horário de Brasília), na segunda partida da série de amistosos no país vizinho. A viagem para La Plata, serve como preparação dos brasileiros para o Campeonato Sul-Americano da primeira divisão, o Consur A, que será disputado entre os dias 27 de abril e 4 de maio nas cidades de Temuco (Chile) e Montevidéu (Uruguai).
Na estreia do tour pela Argentina, no último domingo, os Tupis venceram o Albatros por 54 a 17. Entretanto, mesmo motivados com a vitória, os Tupis sabem que o Los Tilos integra a Federação Provincial de Rugby mais poderosa da Argentina. Metade da seleção argentina, internacionalmente conhecida como “Los Pumas”, é proveniente da Província de Buenos Aires. A equipe do Los Tilos também se beneficia desta partida amistosa contra o Brasil, já que esta preparando-se para a temporada 2013, a partir de meados de abril.
“O jogo contra os argentinos é sempre de muito contato físico e forte. Queremos que os brasileiros se acostumem com isso e encarem os adversários de igual para igual, pois faz parte do aprendizado sobre o que é rugby. Essa é uma ótima oportunidade para que eles tenham essa experiência. Essa vivência é o que estamos procurando passar para eles”, explica o técnico neozelandês Brent Frew.
Após essa partida contra Los Tilos, o Brasil encerra sua passagem pela Argentina no sábado (30), jogando contra o La Plata, vice-campeão argentino em 2012, às 16h (horário de Brasília).
O Consur A é o principal torneio da modalidade no continente e conta com a participação das quatro melhores equipes da América do Sul: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. A competição também servirá como etapa sul-americana classificatória para a Copa do Mundo de Rugby de 2015 na Inglaterra. A Argentina já está qualificada para o Mundial (por ranking). O Brasil precisa vencer Uruguai e Chile, de forma inédita, no Consur A, para avançar à próxima fase das Américas, em 2014.
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio master do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta, ainda, com Grupo CCR, Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.